Neste sábado (10.09) será realizada mais uma etapa de preparação para um dos maiores eventos esportivos do mundo na mo
A partir das 14h terá início o Congresso Técnico, no Cine Teatro Cuiabá, em que os líderes pré-selecionados das comunidades que inscreveram as suas favelas estão convocados. No Congresso Técnico, serão conhecidas as regras para quem vai participar da competição.

Após o Congresso Técnico, 24 equipes serão selecionadas, 16 no masculino e oito no feminino. Já na segunda-feira (12.09) serão anunciadas as comunidades que disputam o torneio. A partir desse dia também começam as inscrições dos atletas e, os líderes farão a “peneirada” nos dias 17 e 18 de setembro para definir a seleção do seu bairro.

Nas equipes masculinas, podem se inscrever jogadores entre 14 a 17 anos, podendo cada seleção ter três atletas com 18 anos. E no feminino, a partir de 14 anos de idade. O líder da comunidade campeã em Mato Grosso será convidado a montar a seleção do estado, onde qualquer jogador ou jogadora que tenha participado da Taça pode ser convocado para fazer parte da seleção de Mato Grosso e disputar o campeonato a nível nacional, que acontecerá em novembro, em São Paulo (SP).

A COMPETIÇÃO – A Taça das Favelas é uma realização da Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, Central Única das Favelas (Cufa-MT) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer; patrocínio da Tubarão Sports; apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá e promoção da TVCA (afiliada Rede Globo).

O objetivo é dar visibilidade às favelas por meio do esporte e promover o desenvolvimento dos jovens na sociedade. A Taça das Favelas já revelou grandes nomes do futebol, entre o volante Patrick de Paula que jogou a Taça das Favelas Rio pelo Complexo Santa Margarida, foi revelado e se profissionalizou no Palmeiras. Para mais informações é só acessar tacadasfavelasmt.com.br ou cufa.org.br.dalidade futebol de campo: A Taça das Favelas, em sua primeira edição em Mato Grosso.

Foto: Enio Medeiros