Tudo pronto para o  XXII Congresso de Cardiologia de Mato Grosso que acontece em Cuiabá no Hotel Deville entre os dias 15 e 17 de setembro. “O Congresso é uma oportunidade dos profissionais de saúde se atualizarem e trocarem experiências entre si sobre técnicas, exames, diagnóstico e tratamento”, explica Dr. Fábio Argenta, cardiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso(SBCMT).

“Em todo o Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas apresentam alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano, o que corresponde que  cerca de 30% das mortes de brasileiros só por doenças cardíacas.  Estima-se que até 2040 haverá aumento de até 250% de doenças cardiovasculares no Brasil. Por isso é importante trabalhar a prevenção e conhecer os novos tratamentos, novos medicamentos, as novas tecnologias que estão sendo utilizadas em todo o mundo. O Congresso vem proporcionar essa atualização e a troca de informações entre os profissionais de saúde”, comenta o presidente da SBCMT.

Este ano ainda o Congresso tem um tino especial com o lançamento do documentário e do livro dos 40 anos da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso (SBCMT).

O CONGRESSO  

O evento é direcionado a cardiologistas, estudantes e profissionais de saúde que  participarão de mesas redondas  com  médicos de Mato Grosso e também de outros estados com vários temas como Pressão Arterial e Dano Vascular na prática clínica, Tratamento da Hipertensão Arterial no Idoso, Mini Simpósio Cardiologia-Endocrinologia, o ecocardiograma no coração do atleta, entre outros.

SERVÇO

O QUE? XXII Congresso de Cardiologia – 40 anos
QUANDO? Dias 15,16 e 17 de setembro  a partir das 8h
ONDE? Hotel Deville

Doenças tratadas pelo cardiologista

Arritmia cardíaca

arritmia causa sensação de desconforto provocada pela aceleração ou desaceleração nos batimentos cardíacos, ou seja, o coração não está batendo no seu rimo normal.

Hipertensão arterial

Conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma doença crônica, e muitas vezes silenciosa, que pode ter causa hereditária ou ser decorrente de hábitos não saudáveis.

Hipotensão arterial

Ao contrário da pressão alta, neste quadro, o sangue é bombeado com menos força, podendo causar sintomas como desmaios, sonolência, tontura e confusão mental.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca acontece quando os músculos do coração perdem força para bombear o sangue rico em oxigênio para o restante do corpo. Os paciente normalmente evoluem com falta de ar, cansaço ou inchaço nas pernas.

Doença da aorta

A aorta é uma artéria importante para a circulação sanguínea. Ela sai do lado esquerdo do coração e é o primeiro local por onde passa o sangue que vai para o resto do corpo.

Qualquer patologia que acometa esse vaso é preocupante e, entre elas, estão o aneurisma de aorta, aterosclerose na aorta, entre outras.

Cardiopatia congênita

A cardiopatia congênita é qualquer anormalidade da estrutura do coração que surge quando o bebê ainda está na barriga da mãe.

Aterosclerose

É a formação de placas de gordura no interior das artérias, o que dificulta a passagem do sangue.

Infarto do miocárdio

O infarto acontece quando há a interrupção do sangue que vai para o miocárdio, que é o músculo do coração. O bloqueio do sangue é provocado por placas decorrentes da aterosclerose.

Angina

Outra condição também provocada pela aterosclerose. Na angina, há o estreitamento das artérias que levam sangue ao coração, restringindo o fluxo de sangue, ocasionando dor.

Cardiomiopatia

A cardiomiopatia é uma doença no músculo do coração que faz com que ele não faça o bombeamento do sangue de forma adequada.

Doenças Valvulares

Conhecido também como sopro no coração, é verificado quando a válvula não se fecha ou se abre corretamente, com isso, pode haver a dificuldade de bombeamento de sangue, provocando sintomas como arritmias, tonturas e vertigens.

O médico cardiologia também cuida de doenças que acometem os pulmões, já que esses órgãos trabalham em associação com o coração e com os vasos sanguíneos para levar oxigênio e nutrientes para todo o corpo.

Entre os problemas pulmonares tratados pela cardiologia, estão a embolia pulmonar, a hipertensão pulmonar e a cor pulmonale.

Também tratam doenças metabólicas como a dislipidemia, colesterol e triglicérides alto, e diabetes.