A Eurocopa conheceu nesta terça-feira os últimos classificados às quartas de final, com a definição do confronto que faltava: Ucrânia x Inglaterra. As duas seleções vão se enfrentar no sábado, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Roma, no primeiro jogo da seleção inglesa fora de Wembley nesta edição.

CONFIRA TODOS OS JOGOS DAS QUARTAS (HORÁRIOS DE BRASÍLIA)

  • 02/07 (sexta-feira), 13h – Suíça x Espanha, em São Petersburgo
  • 02/07 (sexta-feira), 16h – Bélgica x Itália, em Munique
  • 03/07 (sábado), 13h – República Tcheca x Dinamarca, em Baku
  • 03/07 (sábado), 16h – Ucrânia x Inglaterra, em Roma

Veja o caminho até a decisão:

Semifinais

  • 06/07 (terça-feira), 16h – Suíça ou Espanha x Bélgica ou Itália, em Wembley
  • 07/07 (quarta-feira), 16h – República Tcheca ou Dinamarca x Ucrânia ou Inglaterra, em Wembley

Final – 11/07 (domingo), 16h, em Wembley

Embora tenha quatro seleções que já venceram a Eurocopa entre as oito classificadas (Dinamarca, Espanha, Itália e República Tcheca), a fase de oitavas de final foi marcada pela despedida de outros quatro países campeões europeus no passado (Portugal, que defendia o título de 2016, Alemanha, França e Holanda).

A maior surpresa foi a eliminação da favorita França para a Suíça, nos pênaltis, depois de abrir 3 a 1 aos 29 minutos do segundo tempo. No principal clássico das oitavas, a Inglaterra bateu a Alemanha por 2 a 0 em Wembley. Com isso, a Euro terá pela primeira vez uma fase de quartas de final sem Alemanha nem França, desde que o torneio passou a ter 16 seleções, em 1996.

Portugal do ainda artilheiro da Euro Cristiano Ronaldo (cinco gols) perdeu por 1 a 0 para a Bélgica, que busca a consagração da sua geração de ouro. Assim como a seleção belga, a Itália também chega às quartas com 100% de aproveitamento, depois de confirmar o favoritismo contra a Áustria (2 a 1).

Gol de Chiesa! Itália 1 a 0 sobre a Áustria nas oitavas de final (vitória por 2 a 1)

A Holanda foi a outra seleção que se classificou com três vitórias na primeira fase, mas acabou eliminada pela República Tcheca, por 2 a 0. A Dinamarca, que conta com a torcida especial do meia Christian Eriksen, se recuperando da parada cardíaca sofrida na primeira rodada, conseguiu a maior goleada das oitavas: 4 a 0 sobre o País de Gales.

A partida com mais gols nas oitavas foi a vitória da Espanha por 5 a 3 sobre a Croácia, na prorrogação, após 3 a 3 no tempo normal. Este é o segundo jogo com mais gols na história da Euro, um a menos que Iugoslávia 5 x 4 França na semifinal de 1960. A seleção espanhola chega às quartas com o melhor ataque da Euro 2020: 11 gols marcados.

Outro jogo decidido na prorrogação foi a vitória da Ucrânia por 2 a 1 sobre a Suécia, com um gol no último minuto do tempo extra, no encerramento das oitavas de final, nesta terça, em Glasgow. (Globo Esporte)