As Prefeituras de Cuiabá e de Várzea Grande, assim como o Governo de Mato Grosso, decretaram ponto facultativo nos municípios no dia 8 de setembro, após o feriado nacional de 7 de setembro, em que se comemora o Dia da Independência.
Com a decisão, o atendimento nos órgãos públicos fica suspenso, retornando na próxima segunda-feira (11). As exceções são os órgãos que trabalham em regime de plantão, e que exercem atividades essenciais, como a segurança e a saúde, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, Defesa Civil, fiscalização e orientação do trânsito.
Em relação ao comércio, as lojas da capital e Várzea Grande poderão funcionar. No entanto, lojistas que optarem por abrir as portas deverão ficar atentos às regras de funcionamento, como pagamento das horas trabalhadas em dobro, inclusive, das comissões de vendas para aqueles que atuam neste regime de trabalho.
O comércio de rua poderá abrir no feriado, que acontece na quinta-feira, em horário comercial. Já as lojas de shopping centers seguem horário compreendido das 14h às 22h e nas praças de alimentação, o funcionamento se dará das 10h às 22h.
Instituições bancárias, assim como serviços públicos considerados não essenciais, não funcionarão no dia de feriado, respeitando, assim, os decretos municipais e estaduais. A exceção fica para as atividades consideradas essenciais, além de farmácias, hospitais e postos de combustíveis.
(Olhar Direto)