Favoritismos apresenta o potencial que cada time carrega para a rodada #9 do Brasileirão comparando o desempenho na temporada como mandante ou visitante e também nos últimos seis jogos independentemente o mando, considerando as performances defensiva e ofensiva das equipes no jogo aéreo e no rasteiro. Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos 66.442 finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 2.734 jogos de Brasileirões desde 2013 que servem de parâmetro para entender a produtividade atual. A projeção é do ‘Favoritismo’. Confira:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/a/p/i82B3JQNea5hF18YKgBA/athletico-pr-x-botafogo.png)
— Foto: Espião Estatístico
Favorito >> Athletico-PR
- O Atlhetico-PR vem de duas derrotas e um empate em casa, o suficiente para estar procurando um novo técnico, mas essas foram as duas únicas derrotas em casa (Palmeiras e Fluminense) da equipe em toda a temporada. Antes disso tinham sido dez vitórias e um empate.
- A equipe paranaense tem o quinto melhor aproveitamento caseiro (76%) do ano entre os times da Série A e vai receber o Botafogo do pior aproveitamento visitante da temporada 2020, 28% com uma vitória, oito empates e quatro derrotas fora.
- Em 12 jogos com mando do Athletico-PR de 2006 para cá pela Série A, o Botafogo só conseguiu vencer duas vezes, sendo a última em 2008.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/a/q/HIjvdMQ2Oo397AThrtNA/fortaleza-x-sport.png)
— Foto: Espião Estatístico
Favorito >> Fortaleza
- Só Ceará e Athletico-PR conseguiram derrotar o mandante Fortaleza neste ano, e o jogo contra o Ceará ainda foi em campo neutro. No Castelão (CE), mesmo, só o Athletico. Foram sete vitórias, dois empates e só essa derrota (77% de aproveitamento).
- No entanto, o Sport vem embalado por duas vitórias seguidas sobre Grêmio fora de casa e Goiás em casa em três jogos sob o comando de Jair Ventura (na estreia perdeu para o Coritiba).
- Sem contar pênaltis e faltas diretas, os nove últimos gols do Sport foram aéreos. Dos últimos nove que o Fortaleza sofreu, cinco foram aéreos (56%). Dos últimos 12 feitos pelo Fortaleza, nove foram aéreos (75%), mas o Sport só permitiu três gols aéreos nos últimos 12 que os adversários marcaram (25%).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/K/8/GT7QAWTkW3itljeOk5HQ/goias-x-coritiba.png)
— Foto: Espião Estatístico
Favorito >> Empate
- Nos últimos seis jogos, o Goiás tem aproveitamento de apenas 22%, com uma única vitória (no clássico contra o Atlético-GO) e um empate. O Coritiba ficou com 39% dos pontos nos últimos seis jogos, com duas vitórias, um empate e três derrotas.
- No Brasileirão, a equipe paranaense só conseguiu chegar ao gol de duas formas: em cobranças de pênalti (dois gols) ou em cruzamentos (dois gols). Sem contar os pênaltis, dos últimos sete gols do Coritiba, seis foram com bolas aéreas, assim como o Goiás, que fez oito de seus nove gols dessa forma.
- A questão é quem terá a melhor defesa antiaérea. O Goiás sofreu os quatro últimos gols em bolas altas; o Coritiba vem sofrendo aproximadamente um de cada três gols dessa forma. O Goiás é o último colocado e precisa vencer para tentar empurrar o Coritiba para seu lugar na zona do rebaixamento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/Q/H/K9FgbIRfSipRsnrt5Inw/sao-paulo-x-bragantino.png)
— Foto: Espião Estatístico
Favorito >> São Paulo
- Só duas equipes venceram o mandante São Paulo nesta temporada, o Bragantino e o Mirassol nos dois primeiros jogos em casa após a parada em consequência da pandemia. Depois disso, o São Paulo liberou jogadores e mudou o time. A partida é um teste para o novo momento do São Paulo.
- E a bola aérea tem sido o caminho preferido para o São Paulo chegar ao gol: sem contar pênaltis e faltas diretas, dos últimos nove gols que marcou, sete nasceram em jogadas aéreas (78%), inclusive o de empate contra o Fluminense na rodada passada. O Bragantino só levou dois dos últimos 12 gols dessa forma.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/B/2/7wz3whQd2RjdIxxZdRJw/fluminense-x-flamengo.png)
— Foto: Espião Estatístico
Favorito >> Flamengo
- O Flamengo está invicto há seis jogos, mas não é o número que mais chama a atenção: nos 26 jogos que disputou com os titulares, o Flamengo só perdeu dois. Empatou quatro e venceu nada menos que 20 (82% de aproveitamento). Marcou 54 gols (média 2,08) e sofreu 21 (média 0,8).
- O Fluminense venceu por 1 a 0 na Taça Guanabara no último jogo do Flamengo com time sub-23. Nos 26 jogos depois dessa vitória, o Fluminense tem o quarto pior aproveitamento da Série A: dez vitórias, sete empates e nove derrotas (47%). Marcou 37 gols (média 1,42) e sofreu 26 (média 1,00).
- Após o pênalti feito contra o Fortaleza, na rodada passada, a defesa do Flamengo terá um desafio: o Fluminense é o time que mais fez gols de pênalti no ano (oito). Além do cometido contra o Fortaleza, o Flamengo só fez mais um, contra o Independiente del Valle, pela Recopa Sul-Americana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/o/g/A2n5NjSxG0A6CsR5XUeA/santos-x-atletico-mg.png)
— Foto: Espião Estatístico
Favorito >> Empate
- A defesa do Santos estará desfalcada, e a chave é o jogo aéreo: sem contar faltas diretas e pênaltis, dos últimos seis gols do Santos, cinco nasceram em bolas aéreas (83%). A defesa do Atlético-MG levou assim sete dos últimos 11 gols (63,6%) e, no ano, foram 11 aéreos de 17 sofridos (64,7%).
- O oposto é similar: dos últimos cinco gols que a equipe mineira marcou, quatro nasceram em jogadas aéreas (80%), mas os seis gols anteriores foram em bolas rasteiras. Dos últimos sete gols que o Santos levou, cinco foram aéreos (71,4%) e na temporada, foram 15 de 21 sofridos (71,4% também).
- Como visitante, o Atlético-MG não vence o Santos pela Série A do Brasileirão desde 2014. Desde 2006, foram oito vitórias do Santos, dois empates e apenas três vitórias do Atlético-MG em 13 jogos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/K/k/xORNkLRBWssZteHNbD1A/corinthians-x-palmeiras.png)
— Foto: Espião Estatístico
Favorito >> Palmeiras
- O jogo aéreo tem sido fundamental para o Palmeiras: sem contar pênaltis e faltas diretas, dos últimos 14 gols feitos, dez foram aéreos (71% e um dos rasteiros é rebatida de pênalti, mas na rebatida é possível haver assistência). Dos últimos 14 sofridos pelo Corinthians, nove foram aéreos (64%).
- O uso de bola aérea é menor no Corinthians e isso é um problema: dos últimos 15 gols, foram sete aéreos (47%). O Palmeiras levou dez gols, sendo seis aéreos, sem contar três de pênalti e um de falta. Em jogadas rasteiras, o Palmeiras só levou quatro gols em 25 jogos em 2020 (média 0,16 por jogo).
- O Corinthians só perdeu um jogo no ano enquanto mandante no ano. Foi para a Inter de Limeira (0 x 1). Já mandou dois jogos contra o Palmeiras neste ano: uma vitória na fase de grupos e um empate (0 x 0) no jogo de ida na final, ambos pelo Paulistão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/8/Y/HxwljzT4qCyVK4cKid0g/internacional-x-ceara.png)
— Foto: Espião Estatístico
Favorito >> Internacional
- O Ceará vive uma estranha gangorra neste ano: tem o quarto melhor aproveitamento do ano entre os 20 times da Série A (66%), mas quando mandante, tem a quinta pior performance (59%, 8V, 6E, 3D) e quando visitante, como nesta rodada, a segunda melhor campanha (73%, 10V, 3E, 2D).
- Esse desempenho do Ceará visitante deve polarizar uma característica das equipes, as duas mais punidas com cartões amarelos no ano: o Inter levou 83 (média 2,96 por partida), e o Ceará, 96 (média 3,00). Além disso, o Ceará levou nove vermelhos (média 0,28) e o Inter, dez (0,36).
- E é a indisciplina que mais desfalca o time do Ceará em Porto Alegre: na rodada passada, a equipe teve três jogadores expulsos contra o Santos (os laterais Samuel Xavier e Bruno Pacheco e o atacante Leandro Carvalho), além do técnico Guto Ferreira, que também está suspenso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/1/x/yPFmkQQkuiR8rNKiFAeA/bahia-x-gremio.png)
— Foto: Espião Estatístico
Favorito >> Grêmio
- Nos últimos seis jogos, ambos venceram um, empataram três e venceram dois dos últimos seis jogos, com aproveitamento de 33%, quinto pior da Série A para seis partidas.
- O Grêmio é um visitante inconveniente: de 2006 para cá, Bahia mandou sete jogo, venceu três, empatou uma e perdeu três pela Série A. Nesta temporada, a equipe gaúcha não perde como visitante há nove jogos e levou apenas três gols nesses jogos.
- Desde o início da temporada, o Grêmio tem a melhor defesa visitante, com média 0,50 por jogo, apenas sete gols sofridos em 14 jogos, e o quarto melhor aproveitamento visitante (57%), quase empatado com o terceiro melhor, o Atlético-MG. Só que estará desfalcado dos zagueiros Pedro Geromel e Kannemann.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/B/I/AAqB90QTSSBa8vYuUWaw/vasco-x-atletico-go.png)
— Foto: Espião Estatístico
Favorito >> Vasco
- O Vasco continua sobrando como ataque mais eficiente do Brasileirão. Pelas estatísticas de gols esperados (xG), as finalizações feitas resultariam de seis gols, mas a equipe já marcou 11. A defesa também ajuda: esperava-se ter tomado sete gols, mas só levou cinco.
- O desempenho de Germán Cano e companhia surpreende baixa produtividade da equipe vascaína. O Vasco tem a menor média de gols feitos na temporada (0,85) entre todos os mandantes da Série A. No Brasileirão, é o segundo time com menos finalizações (65). Só o Goiás finaliza menos (59) e é o último colocado na classificação.
- Desde que Ramon Menezes assumiu o comando da equipe, o Vasco ainda não perdeu como mandante: venceu cinco e empatou um jogo, aproveitamento de 89%.
Metodologia
Apresentamos as probabilidades estatísticas baseadas nos parâmetros do modelo de “Gols Esperados” ou “Expectativa de Gols” (xG), uma métrica consolidada na análise de dados aplicada a 66.442 finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 2.734 jogos de Brasileirões. Para esta temporada, passamos a considerar os jogos realizados desde a edição de 2013. Além de a base de dados ter sido ampliada em uma temporada, também passamos a considerar a altura dos goleiros que sofreram cada uma dessas finalizações, a diferença de valor de mercado das equipes em cada temporada, o tempo de jogo e a diferença no placar no momento de cada finalização.
O modelo empregado nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson bivariada, que calcula as probabilidades de eventos – no caso, os gols de cada equipe – acontecerem dentro de um certo período de tempo (o jogo).
Resultado
Favoritismos acertou 30 resultados em 74 partidas analisadas, aproveitamento de 41%.
*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Caio Carvalho, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti (Favoritismo)