Diagnosticada com a doença de lúpus, Geilza Gomes Filho, precisava de uma série de serviços públicos para aplacar algumas das suas dificuldades em decorrência de sua condição social de baixa renda e de saúde. Entre esses serviços, ela buscava atendimento médico para conseguir encaminhamento de uma dermatologista. Mas ao chegar no local onde ocorria a ação do Ribeirinho Cidadão na Escola de Santa Elvira (distrito rural de Juscimeira) descobriu que poderia resolver várias outras questões. Ela buscava há meses uma forma de se cadastrar junto à Prefeitura de Juscimeira no Cadastro Único e, com isso, buscar benefícios aos quais pode ter direito.
Leia Também:
– Moradores de Agrovila das Palmeiras são atendidos em projeto do Judiciário e parceiros
– Moradores de Agrovila das Palmeiras são atendidos em projeto do Judiciário e parceiros
Leia Também:
O caso de Geilza foi apenas um de milhares de pessoas atendidas durante a ação do Ribeirinho Cidadão, projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso e Defensoria Pública, sob a coordenação do juiz da Justiça Comunitária José Antônio Bezerra Filho. Em Santa Elvira a ação ocorreu na última sexta-feira (29).
Com o tratamento da doença, que agride sua pele e a impede de realizar atividades que a exponham ao sol, os custos de vida de Geilza aumentaram e sair do local onde mora para ir até o município de Juscimeira passou a ser uma barreira. Com a chegada da expedição, Geilza não só conseguiu ser encaminhada a um médico especialista, como retirar sua medicação de alto custo e tomou conhecimento de que seria possível, após a inclusão no CadÚnico, ser beneficiada com o cadastro de baixa renda junto à Energia, empresa parceira do projeto.
Situação semelhante foi a de Keli Cristina Souza de Oliveira. Ela tem dois filhos e também procurou os atendentes da Energisa para ser incluída na cadastro de baixa renda. “Consegui atualizar, agora quando vencer de novo que eu preciso voltar, acho muito bom esse serviço porque ajuda muita gente que precisa fazer seus documentos e não tem condições”, explicou.
A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setasc) enviou à expedição as servidores Roselei Hendges da Cruz, Paola Almeida de Oliveira e Evanildes Dias de Oliveira, todas com histórico de relevantes serviços prestados e qualidade no atendimento social. Alguns dos serviços prestados pela Setasc são segunda via de certidões de nascimento casamento e óbito; plastificação de documentos e fotografias 3×4, para documentos.
Além do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, participam do Ribeirinho Cidadão, a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, a Secretária de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Casa Civil, Proteção e Defesa Civil – Mato Grosso, Secretaria de Estado de Segurança Pública, POLITEC – Perícia Oficial e Identificação Técnica, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, Grupo Especial da Fronteira – GEFRON – PMMT, Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental – PMMT, Corpo Musica da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Receita Federal, Juizado Volante Ambiental – JUVAM, Ministério Público do Estado de Mato Grosso Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, SESC Pantanal, Energisa, Cartório do 2º Ofício de Santo Antônio de Leverger, Cartório de Registro das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Barão do Melgaço, Consórcio Regional de Saúde – Saúde Sul Mato Grosso, Marinha do Brasil e NUPEMEC – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.
(Texto de Andhressa Barboza / Fotos: Alair Ribeiro – Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br)