As compras de Natal deste ano vão injetar cerca de R$ 870 milhões na economia de Mato Grosso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT). Os consumidores planejam gastar com a data aproximadamente R$ 585,72. O montante é 45% maior do que o de 2022.
A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio-MT (IPF-MT) aponta ainda que 36% dos mato-grossenses pretendem gastar com roupas, 14% com brinquedos e 13% com alimentação e bebidas. Ainda existem aqueles consumidores que optam em comprar cosméticos e perfumes, eles chegam a totalizar 7% na pesquisa.
Para pagar as compras natalinas, a pesquisa revelou que 53% utilizam cartão de crédito e 20% vão pagar com Pix. Para os que não consumirão na data, 37% dos respondentes apontaram condições financeiras como empecilho e outros 27% citaram disponibilidade de tempo. A margem de erro estimada na pesquisa divulgada pelo IPF-MT é de 3% para mais ou para menos.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que o crescimento é reflexo do ótimo cenário econômico do Estado. “Este crescimento pode estar conectado ao crescimento do emprego, com Mato Grosso se consolidando com a segunda menor taxa de desemprego no 3º trimestre desse ano, isso favorece a renda das famílias e sua amplitude de consumo”, diz o presidente.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 17 de novembro de 2023, com 503 entrevistados em 32 municípios do estado. Entre os respondentes, 58% afirmaram que irão as compras para a data, enquanto os que não consumirão somam 34% e os que não sabem são 8%.