O Hino Institucional à Medicina – CFM – foi lançado ontem (21), no plenário da sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília. A obra foi composta, escrita e partiturado pela escritora e poetisa mato-grossense Suziene Cavalcante.
O Hino foi aprovado e acolhido, no Plenário do Conselho, pelo Presidente do Conselho Federal de Medicina, doutor José Hiran Gallo, que cerimoniou a apresentação histórica do Hino.
Também estivera, representadamente presente, o 2° Juizado Especial da Comarca de Rondonópolis-MT na entrega da Moção de Aplausos em Comenda de Honra Aplausiva ao Senhor Presidente José Hiran Gallo pelos seus relevante e exitosos projetos de valorização da Medicina e da Saúde no País.
O Hino da Medicina é agora institucionalizado no Distrito Federal e extensivamente nos 27 Conselhos Regionais de Medicina do Brasil.
Mais uma construção cívica, cultural e literária que a literatura mato-grossense assina em nosso País, e na célebre Medicina.
O Hino da Medicina será emblema da Instituição e dos Projetos em que a Medicina fará parte, como por exemplo o ” Médico sem fronteiras “.
O Presidente do Conselho Federal de Medicina José Hiran Gallo envia os agradecimentos à terra de Mato Grosso e Rondonópolis-MT pela autoria do Hino à Medicina partir de uma poeta rondonopolitana Suziene Cavalcante e, a partir desta data, o Hino historifica a Instituição.
A ÍNTEGRA DO HINO À MEDICINA
Na poeira das estradas de Atenas, caminhava Hipócrates. Sonhava, na Grécia, curar e retardar a morte… Viajava muito, ensinando Medicina…Quis olhar além da pele da vida! Um pensador Ateniense cheio de sonhos!…Iniciou a observação clínica…Escreveu setenta Tratados sobre a vida… Ensinou o funcionamento do organismo humano! Sonhou dissecar a Anatomia…Sonhou entender a fisiologia…Sonhou ir na causa da dor, lá no interior…Um artista cuja tela foi o corpo humano…Foi a vida, foi a vida!
Sonhou aliviar o sofrimento…Fazer um coração bater por mais tempo…Revolucionou! Foi o brilhante e célebre pai da Medicina…Da Medicina!
Parece que foi ontem a minha Colação: Com braço erguido, eu jurei com emoção!… A minh’alma ressoava o Juramento de Hipócrates! Com alma generosa e espírito ávido, juro alegrar quando eu corar um rosto pálido!
A música mais linda de um médico é ouvir um coração bater bem forte…Bem forte…Bem forte!
Vou jurar…Vou lutar…Reanimar o sopro da vida! Vou jurar…Vou sarar….Vou cuidar de cada ferida! Juro, eu vou ler sua dor! O meu plano é a Ciência e o Amor… O Amor!
Vou jurar… Vou pulsar no ritmo contra o tempo! Vou salvar…
Defender a vida como valor supremo! Eu juro interpretar gemidos…A hipotonia vai virar dinamismo! Eu juro ser o guardião da vida…Da vida! Guardiões da vida! Filósofos da mitose…Guardiões da vida!
(Suziene Cavalcante: Poeta brasileira, Compositora, Cantora)