Busque dentro de si a motivação necessária para se manter focado nos estudos.
A questão da motivação é extremamente importante para o estudante que deseja passar em concursos. Cada ser humano tem as suas características, dificuldades e desafios para vencer nesta vida.
A palavra motivação é dividida em duas partes. A primeira é o motivo e a segunda é a ação. Para ser aprovado em um certame é indispensável que você saiba quais são os seus motivos e fundamentos para lhe manter focado e desejando aprovação, além disso, você não pode ficar na inércia, é necessário planejar e agir para conseguir conquistar os seus objetivos e sonhos que, neste caso, são a aprovação do concurso.
Leia Também:
– Sofra as penalidades
– Será que existe sorte?
– Foco!
– Mudando a comunicação com a neurolinguística
– Vale a pena ficar na zona de conforto?
– Como melhorar a concentração?
– Série Governantes: Faça a sua parte!
-Trabalho remoto com Alta Performance
-A possibilidade da reconstrução
-Você é insubstituível
-O que você quer que eu lhe faça?
-A picada da cobra
-Lei da ação versus reação
-O que você quer que eu lhe faça?
Aja! Mesmo que não consiga atingir os objetivos como está consignado nas palavras do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg: “É melhor você tentar algo, vê-lo não funcionar e aprender com isso, do que não fazer nada”.
Um dos pilares da inteligência emocional é a automotivação que, em outras palavras, quer dizer que devemos gerar uma motivação interna, para que possamos conseguir e conquistar os sonhos e objetivos externos. Ter automotivação lhe capacita a atingir os seus objetivos, uma vez que a vida de cada ser humano possui altos e baixos.
A vida de um estudante precisa ter o ingrediente da motivação, uma vez que muitos candidatos já prestaram concursos públicos e até hoje não lograram êxito; outros têm medo de se inscrever num concurso público; outros entendem que é melhor trabalhar do que estudar; já outros, desejam estudar, mas ainda não há perspectivas da publicação do edital, uma vez que estamos em um mundo com crises e com a sombra da pandemia.
Sem motivação não temos forças para realizar os sonhos. Você precisa de muita motivação! Para se motivar, saiba cuidar do seu “eu”, cuidar de você. E para se manter motivado, sugiro a leitura dos meus livros “Mude sua vida em 50 dias” e “A arte de ser feliz”.
Quais são as suas verdadeiras motivações para ser aprovado em um concurso público? O que acontecerá se você passar em um certame? Terá uma vida melhor? Estabilidade no emprego e qualidade de vida? Com a aprovação, poderá proporcionar uma vida melhor para os seus familiares?
Seguem algumas motivações, as quais eu julgo que não sejam as mais adequadas para uma preparação de concurso público: “quero ser aprovado para as pessoas olharem para mim e dizer que eu sou bom”; “o que me interessa é o salário e a estabilidade”; “caso aprovado, farei o meu trabalho de qualquer jeito”, enfim.
Por outro lado, temos algumas motivações que podem servir como base para alimentar positivamente a sua vida: “o meu desejo é servir o povo”; “quero proporcionar um trabalho de qualidade e com agilidade”; “desejo oferecer uma qualidade de vida melhor para a minha família”, “quero ter dinheiro para ajudar as pessoas” etc.
A motivação pode estar atrelada a vários aspectos da nossa vida: família, riqueza (lembre-se da carreira e do holerite que receberá), bens, tempo, Deus, ajudar o próximo, resolver problemas, segurança, pessoas (esteja próximo de pessoas que te influenciam para estudar e crescer na vida), realizar sonhos e objetivos e outros.
O escritor William Douglas nos ensina sobre a motivação da seguinte forma: “O ser humano age basicamente por duas motivações primárias: obtenção de prazer ou fuga da dor. Quando alguém deixa de saborear uma apetitosa sobremesa, pode estar querendo evitar a dor de engordar; quando a saboreia, está buscando o prazer do paladar. Há pessoas que estudam para evitar dor (nota baixa, reprovação, fracasso) e pessoas que estudam para obter prazer (aprender, saber, acertar, crescer, ter sucesso na prova etc.). Embora o objetivo seja o mesmo (estudar), a motivação pode ser completamente diferente. Acontece que, comprovado em 23 anos de estudo e experiência, mesmo com um objetivo idêntico (por exemplo, passar no vestibular ou concurso público), o desempenho de quem tem motivação positiva (buscar prazer) é bastante superior ao daquele que atua por motivação negativa (evitar dor)”.
Não importa o cenário em que você se encontra, é relevante que você tenha consciência de que ter motivação, isto é, saber por que você deseja ser aprovado em um concurso público vai lhe conceder energia e força para agir rumo aos seus objetivos.
Que possamos ter a certeza de que o resultado chegará, cedo ou tarde, isto é, no tempo certo, desde que você faça a sua parte, conforme as palavras da palestrante Bel Pesce: “Tudo é possível se você se dedicar de cabeça e coração”.
*FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz” e “Singularidade”; “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado” e “Liderança”.
INSTAGRAM: @francisneyliberato
CONTATO: fawww.facebook.com/profile.php?id=100004779404481
SITE: www.francisney.com.br