Por que as mulheres grávidas são propensas a azia? Como parar o refluxo ácido durante a gravidez? O que comer em caso de azia? Quais alimentos e bebidas evitar? Como relaxar para aliviá-los? As respostas dos nossos três especialistas.
Como a dor de estômago se manifesta em mulheres grávidas?
Embora algumas mulheres sintam azia já no primeiro trimestre da gravidez, ela aparece com mais frequência durante o segundo trimestre . A que eles se devem? “A progesterona causa muitos transtornos no sistema digestivo , especifica Aurore Lavergnat , nutricionista. Essa alteração hormonal causa o relaxamento dos músculos digestivos, inclusive os que fecham o estômago, o que pode causar refluxo ácido , digestão lenta dos alimentos…”Não devemos esquecer, também, o crescimento do feto que, ao longo dos meses, cresce, cresce e exerce cada vez mais pressão sobre o estômago. Daí esses refluxos ácidos mais ou menos frequentes.
O que comer em caso de azia durante a gravidez?
Certos alimentos, bebidas e métodos de cozimento devem ser preferidos, enquanto outros devem ser evitados. O ponto com Aurore Lavergnat, dietista-nutricionista.
Quais alimentos você prefere?
É preciso escolher alimentos que não agridam a parede digestiva . Entre os vegetais , é o caso, por exemplo, da cenoura, abobrinha, espinafre, abóbora… Para os alimentos amiláceos, a batata e a batata-doce são alcalinizantes, assim como o pão integral, o arroz integral, a quinoa.
Do lado da fruta , “a banana é doce e alcalinizante, especifica a nutricionista-nutricionista, tal como a pêra e as compotas. »
Quanto às proteínas (carne, peixe, ovo), “devemos privilegiar as carnes brancas como frango, peru, coelho, escalope ou pá de vitela…, aconselha Aurore Lavergnat, de digestão mais rápida do que as carnes gordurosas. Os peixes magros ( escamudo, bacalhau, badejo, linguado limão, solha, raia, tamboril, etc.) também são fáceis de digerir porque contêm apenas proteínas.
No entanto, pequenos peixes oleosos, como a sardinha e a cavala, são interessantes pelo fornecimento de ácidos graxos essenciais ômega-3, bons para a gestante e o feto. Além disso, absorvem poucos metais pesados e, portanto, são menos poluídos em comparação com o salmão ou o atum.“Cada grávida é diferente, temos de testar e ver se digerimos bem ou não. O mesmo vale para os ovos . Caso contrário, para ter uma dose suficiente de ômega-3, “devemos pensar em óleos vegetais de colza, linho que, além disso, são benéficos para a parede gástrica lesionada” , especifica Aurore Lavergnat.
E para encher de cálcio ? “Preferimos os laticínios caprinos e ovinos, menos acidificantes que os bovinos, que podem causar refluxo gastroesofágico , e de melhor digestão”, orienta a nutricionista-nutricionista.
Quais alimentos evitar?
Em termos de vegetais, evite tomate, alho, cebola, alho-poró, repolho. Para que ? “O tomate pela sua acidez, e os restantes vegetais citados por conterem compostos sulfurosos que os tornam menos digeríveis no estômago, podendo causar um gosto desagradável na boca”, informa a nutricionista-nutricionista . Isso não os impede de se interessar pelo resto do sistema digestivo. “São antioxidantes e anti-inflamatórios ”, acrescenta.
Do lado das frutas, você deve ignorar as frutas cítricas : limão, toranja… mas também kiwi.
Cuidado também com pão branco, cereais refinados. “Esses alimentos são extremamente acidificantes para o corpo, ricos em amidos e, portanto, de difícil digestão” , alerta a nutricionista-nutricionista.
Outros alimentos para deixar de lado por um tempo: carnes gordurosas (lombo de porco, paleta de carneiro, bife de costela e costela, entrecosto, barriga de porco defumada, merguez, etc.) que às vezes contêm até mais de 40% de gordura. “As gorduras retardam enormemente a digestão”, lembra Aurore Lavergnat.
Especiarias, frios, sal, bolos industriais, chocolate também devem ser evitados , pois são acidificantes.
Quais bebidas escolher e evitar?
“Para facilitar a digestão, pode-se optar por água mineral natural pura rica em bicarbonato, magnésio, cálcio porque são alcalinizantes” , especifica a nutricionista. É o caso, por exemplo, de Contrex, Hépar, Volvic… Águas minerais alcalinas com gás como Badoit, Quézac podem facilitar a digestão. “O que não será o caso da água mineral gaseificada feita em casa com uma máquina gaseificada” , adverte Aurore Lavergnat.
Os chás de ervas também são bebidas adequadas. “Particularmente aqueles à base de alcaçuz ou marshmallow que reparam a mucosa intestinal” , explica Aurore Lavergnat.
O chá também é permitido desde que seja verde, branco ou rooibos. “Por outro lado, nada de chá preto, rico em taninos que aumentam a acidez” , alerta a nutricionista-nutricionista.
Outra possibilidade do lado da bebida: “lembre-se de misturar aloe vera em um smoothie, isso fará um curativo gástrico” , sugere a nutricionista-nutricionista. Uma boa ideia para aliviar naturalmente a azia em mulheres grávidas. Tenha cuidado, você deve escolher alimentos aloe vera e mantê-lo na geladeira para evitar qualquer contaminação bacteriana.
Por outro lado, para não aumentar o refluxo ácido, o relaxamento do esfíncter ou promover o inchaço, evitamos chá preto, café , refrigerantes …
Métodos de cozimento preferidos
Quanto menos gordura houver, mais rápida será a digestão . “Optamos por um cozimento suave no vapor, em papel alumínio , aconselha Aurore Lavergnat, em vez de fritar, fritura que requer muita gordura que exige mais trabalho digestivo para ser absorvida e, portanto, corre o risco de causar azia. »
Como aliviar a azia durante a gravidez?
Há várias coisas a fazer para limitar o risco de refluxo gástrico durante a gravidez. Aqui estão algumas dicas a seguir.
Refeições divididas
Normalmente, temos três refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar. “Grávida, para limitar o risco de refluxo ácido, é preferível fracionar a alimentação e fazer 4 a 5 pequenas refeições por dia” , aconselha a nutricionista-nutricionista. Como fazer ? Veja como cortar o seu dia com ideias de refeições e os espaços-tempos para respeitar a digestão.
• Café da manhã : 1 tigela de aveia + suco de vegetais + 1 fruta seca (ameixa, damasco, figo, etc.) ou 1 compota + 1 tisana.
• Lanche (a ser fornecido pelo menos 2 horas após o café da manhã): 1 compota ou 1 banana ou 1 tigela de legumes cozidos.
• Almoço (a ser tomado 1 hora a 1 hora e 30 minutos após o lanche): 1 porção de carne ou peixe + legumes + alimentos ricos em amido. Em caso de azia, coma apenas vegetais e não alimentos ricos em amido.
• Lanche (a ser servido por volta das 16h – 17h): 1 compota ou 1 peça de fruta.
• Jantar (a ser tomado 1h30 a 2h após o lanche): 1 porção de carne ou peixe + legumes + eventualmente alimentos ricos em amido.
Relaxe com sofrologia
” A sofrologia é uma ajuda valiosa para aliviar as dores estomacais e, em particular, o refluxo ácido” , indica Clémentine Joachim , sofrologista certificado.
Aqui estão 3 exercícios propostos pelo sofrologista para aliviar essas doenças. Os dois primeiros são exercícios dinâmicos de relaxamento , o terceiro é sofronização . “Este último exercício permite-lhe modificar os seus sentimentos, substituindo os seus sentimentos negativos (azia) por sentimentos agradáveis” , explica Clémentine Joachim.
Os dois primeiros exercícios podem ser feitos em pé ou sentados . Cabe a cada gestante ver a posição que mais lhe convém de acordo com sua condição. “Se for escolhida a posição em pé, afaste os pés pelo menos na largura da pelve para promover equilíbrio e estabilidade do corpo durante a prática. Relaxe os braços ao longo do corpo, as costas retas e os ombros baixos. Feche os olhos, explica o sofrologista. Se for escolhida a posição sentada, encoste-se no encosto da cadeira ou poltrona, pés no chão, mãos nas coxas, olhos fechados. »
O exercício do pescoço para programar o alívio de queimaduras
– Inspire profundamente pelo nariz. Prenda a respiração. Vire a cabeça da direita para a esquerda como se dissesse não. Expire enquanto expira suavemente pela boca e traz a cabeça reta.
– Respire naturalmente. Observe seus sentimentos: relaxamento no nível do pescoço, relaxamento do pescoço.
– Repita 3 vezes, dando uma intenção aos movimentos: “Ao mover a cabeça da direita para a esquerda, diga mentalmente ‘não’ à azia , explica Clémentine Joachim. A negação psicológica da dor é o primeiro passo na programação de alívio. »
– Em seguida, inspire profundamente pelo nariz. Prenda a respiração e incline a cabeça para cima e para baixo como se dissesse ‘sim’. Expire enquanto sopra suavemente pela boca e alinha a cabeça com a coluna.
– Respire naturalmente e observe as sensações: os músculos do pescoço cada vez mais relaxados, a garganta se alongando, relaxando . “A sensação de descompressão da garganta contribui para combater o incômodo associado às queimaduras de refluxo que a irritam”, informa o sofrologista.
– Repita este movimento 3 vezes seguidas, dando-lhe significado: “Ao inclinar a cabeça para cima e para baixo, diga mentalmente ‘sim’ ao alívio, calmante, calmante da azia , aconselha o sofrologista. Isso consolida o trabalho de programação calmante pelo cérebro. »
O conselho do sofrologista : o tempo de retenção de ar (tempo em que você prende a respiração após a inspiração) de uma mulher grávida tende a ser reduzido. É essencial que toda mulher ouça a si mesma. Portanto, é aconselhável expirar suavemente pela boca antes que a retenção de ar se torne desagradável e cause falta de ar . O objetivo é marcar um tempo de retenção de ar adaptado a cada um, de acordo com a sua forma e as suas capacidades respiratórias.
Ventiladores para apagar queimaduras
O exercício pode ser realizado em pé ou sentado.
– Inspire profundamente pelo nariz, elevando os braços horizontalmente à sua frente. Prenda a respiração e sacuda as mãos como se estivesse apagando escritos em um quadro: “imagine que esses escritos são azia e todas as outras dores e desconfortos relacionados à gravidez e dos quais você deseja se livrar”, explica Clémentine Joachim .
– Ao apertar as mãos para aliviar a azia , aproxime-as gradualmente do peito. Quando suas mãos retornarem ao nível do peito, expire enquanto expira pela boca e solte os braços ao longo do corpo.
– Respire naturalmente e observe seus sentimentos.
– “Repita o movimento 3 vezes seguidas até que as dores desapareçam da imagem, até que esta imagem mental esteja totalmente em branco. Torne-se consciente de sua capacidade de apagar a dor ”, explica o sofrologista.
Sophronization para aliviar a azia
“Muitas vezes as visualizações são realizadas deitadas, mas para mulheres grávidas com azia, é aconselhável optar por uma posição sentada ou semi-deitada, pois a posição deitada amplifica o desconforto associado ao refluxo gástrico” , especifica Clémentine Joachim . Em seguida, feche os olhos e respire livremente.
– Dê ao seu corpo a posição mais confortável e aconchegante possível. Não hesite em se apoiar em um travesseiro macio. Coloque-se em uma bolha de calma, em um casulo impermeável ao ruído externo. Concentre-se inteiramente nos sentimentos dentro do seu corpo. Respire profundamente para deixar a calma se instalar mais e promover a concentração nos sentimentos.
– A varredura do corpo: relaxe mentalmente cada parte do seu corpo, começando pelos músculos do rosto (sobrancelhas, maxilares, etc.), a nuca, o pescoço. Abaixe os ombros até o chão, solte os braços até a ponta dos dedos. Relaxe as costas para cima e para baixo. Sinta seu arco suavizar. Relaxe o peito e perceba os movimentos que a respiração provoca no corpo: as costelas que se abrem, próximas ao ritmo da respiração, a barriga que infla e desincha. Relaxe sua pélvis, seus músculos glúteos. Relaxe os músculos das pernas até os dedos dos pés. Torne-se consciente de seu corpo relaxado.
– Agora, identifique as sensações negativas do seu corpo : as resultantes da azia. “Pode ser uma dor aguda na garganta, sensações de queimação no esterno, no abdômen, descreve Clémentine Joachim. Identifique as sensações desagradáveis em seu corpo sem despertá-las ainda mais e observe-as como tensões isoladas no resto do corpo agora totalmente relaxado. Separe esses desconfortos do resto do seu corpo. »
– O próximo passo é imaginar algo positivo trazendo as sensações opostas : “Isso se resume a identificar os recursos que podem amenizar os males decorrentes do refluxo gástrico” , explica a sofróloga. Cada mulher tem seus próprios recursos. Uns optarão por uma sensação de frescura (aquela da água pura e límpida que contraria a sensação pungente ou ardente), outros preferirão a imagem de uma massagem que relaxa o corpo e liberta todos os males… ” sensações agradáveis sentidas à menção deste recurso: são sensações de bem-estar e alívio que vêm contrariar as sensações de ardor.
– Em seguida, você deve agora substituir os sentimentos negativos pelos sentimentos positivos : “Uma vez identificado o recurso, substitua os sentimentos desagradáveis de azia pelos sentimentos agradáveis e positivos do recurso ”, explica Clémentine Joachim . Imagine que as sensações de frescor, de relaxamento são depositadas delicadamente nas zonas doloridas. Substitua sentimentos negativos por sentimentos positivos: ardor com frieza, azedume com doçura, tensão com relaxamento. »Use a respiração para amplificar as sensações agradáveis: a cada inspiração o recurso ganha mais e mais amplitude, potência, difunde-o pela força da expiração. Imagine as sensações dolorosas diminuindo cada vez mais, as sensações agradáveis ocupando cada vez mais espaço em seu corpo, até que não reste nada além delas. Sinta uma sensação de apaziguamento, alívio e tome consciência do seu corpo tranquilo.
– Ancorar os novos sentimentos de apaziguamento. “Para absorvê-los, o cérebro deve registrá-los” , alerta o sofrologista. Para fazer isso, inspire profundamente pelo nariz, expandindo o estômago e o peito. Prenda a respiração para memorizar esses novos sentimentos de apaziguamento e expire soprando lentamente pela boca para difundir esses sentimentos em seu corpo. Respire naturalmente e integre as sensações positivas. »
– E, finalmente, saia gradualmente de sua bolha de concentração recuperando a consciência de seu ambiente: sinta os pontos de apoio de seu corpo, ouça ruídos externos, inspire pelo nariz, sopre fortemente pela boca para se revitalizar. Aproveite para bocejar, se espreguiçar e abrir os olhos sem pressa.
Qual remédio para azia na gravidez?
Antes de recorrer aos medicamentos alopáticos, pode-se recorrer primeiro às plantas . Didier Pesoni, farmacêutico especializado em aromaterapia, recomenda “ erva-cidreira no chá de ervas na proporção de 3 a 4 xícaras por dia, após ou entre as refeições. Você também pode tomar erva -cidreira em EPS. »
Outra planta também é eficaz contra dores de estômago em mulheres grávidas: o gengibre . Este último pode ser usado, no início da gravidez, para aliviar náuseas, mas também em caso de azia. “ O gengibre contém gingerol e shogaols que promovem o esvaziamento gástrico, especifica o farmacêutico. Basta descascar um pedacinho de raiz de gengibre, passar para o extrator para obter um suco concentrado. Depois é só despejar ½ a 1 colher de chá em um copo de água mineral e beber 3 a 4 vezes ao dia. » O gengibre não é usado na forma de óleo essencial em mulheres grávidas.
Se as plantas não forem suficientes para acalmar a azia, num segundo passo, “podemos usar antiácidos tópicos que têm ação local e mecânica ”, especifica Didier Pesoni. Essas drogas são compostas de alginato de sódio, bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio, hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio.
Em último caso, “e apenas com receita médica, as grávidas podem tomar inibidores da bomba de protões que dão excelentes resultados” , explica o farmacêutico.
E a boa notícia é que após o parto , a azia desaparece