Começa amanhã (terça, dia 18) em Rondonópolis (MT) o 15° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), encontro que vai reunir cerca 1,5 mil pessoas entre leigas e leigos, religiosos e religiosas e bispos, representantes dos regionais das CEBs do Brasil, dos povos indígenas, de comunidades quilombolas e convidados de outras Igrejas cristãs, além deum número expressivo de voluntários que irão compor as dez equipes de serviço.
Neste 15º Encontro o tema será“CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema,“Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65).

O Intereclesial é espaço de escuta das comunidadese que busca, à luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja, olhar para a realidade social e eclesial e assumir compromissos que transformeme atualizem a vitalidade da missão da Igreja nas comunidades rurais, nas cidades, nos centros urbanos e nas periferias.

Deste modo, o encontro utilizará o método ver-julgar-agir, consagrado na dinâmica das CEBs e da Igreja na América Latina e Caribe, que tem como ponto de partida a experiência das comunidades. Toda organização, reflexões e grupos de trabalho serão divididosem cincoplenáriastemáticas: CEBs, Sinodalidade e Poder na Igreja; CEBs e Dimensão Político-social; CEBs e Economia de Francisco e Clara; CEBs e Ecologia Integral; CEBs e Educação.

As plenárias acontecerão de forma simultânea em sete paróquias da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga e contarão com a ajuda de assessores e assessoras que, atentos à voz do povo, farão ecoar essas vozes e discussões em seus momentos de falas, com o objetivo delançar provocações para que se avance na reflexão.Oslocais das plenárias receberamnome de biomas do Brasil: Cerrado, Pantanal, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Caatinga, sendo que na paróquia onde acontecerão as grandes plenárias o nome dado foi “Casa Comum”.

Os participantes do 15º Intereclesial terão acesso a toda programação e também os organizadores oferecem atividades abertas para a população de Rondonópolis e região. Na quinta-feira (dia 20), no bairro Vila Aurora,vão ocorrer dois eventos: a Feira Solidária, a partir das 9h, ea Noite Cultural, com início às 19h e que será animada pelos artistas locais e pela participação do cantor e poeta nordestino Zé Vicente. Já na sexta (21) está programada a Romaria dos Mártirese Defensores da Vida, a partir das 17h, com concentração na Praça dos Carreiros, no Centro de Rondonópolis.

O que são as CEBs?
As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) surgiram no Brasil como um meio de evangelização para responder aos desafios de uma prática libertadora no contexto sociopolítico dos anos da ditadura militar e, ao mesmo tempo, como uma forma de adequar as estruturas da Igreja às resoluções pastorais do Concílio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965 (Carta de Puebla), com a intenção de atualizar a Igreja e adaptá-la ao mundo atual.

Elas estão na raiz de vários movimentos sociais e têm contribuído para a formação de muitas lideranças no campo social e político. São responsáveis também pela formação de lideranças leigas no interior da Igreja, que assumem o jeito de viver e celebrar a fé de uma maneira nova.
(Cf. A identidade das CEBs. Por Pe. Nelito Dornelas. Revista Pastoral: https://www.vidapastoral.com.br/artigos/eclesiologia/a-identidade-das-cebs/)

Mais informações: Conceição de Góis / WhatzApp (66) 9611-6951
Caline Maria / WhatzApp (66) 9647-4897

(Assessoria de Comunicação – 15º Intereclesial / Fotos: R. Dantas – Fotografias)