A espera de 50 anos chegou ao fim. O Atlético é bicampeão brasileiro (venceu em 71). O Galo em um jogo emocionante derrotou o Bahia de virada, por 3 a 2, nesta quinta-feira (02/12), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), em jogo adiado da 32ª rodada do Brasileirão. Keno foi o grande herói da vitória marcando duas vezes, após o Tricolor abrir 2 a 0, em cinco minutos no segundo tempo. Hulk, de pênalti marcou o primeiro gol mineiro. Com a derrota, os baianos permanecem na zona de rebaixamento, em 17º, com 40 pontos.

O resultado ainda foi bom para o Cuiabá que, se livrou de cair para a 16ª colocação com uma eventual vitória do Bahia e ficaria encostado com a zona de rebaixamento. Assim, o Dourado segue na 15ª posição, à frente do Athletico-PR (42) e Bahia (40).

Primeiro tempo

Nos primeiros minutos de jogo, o Atlético-MG comandou as ações e chegou com perigo por duas vezes. O Bahia, diferente das últimas duas partidas, teve uma postura mais reativa no começo, mas, com o passar do tempo, foi conseguindo avançar ao ataque. No entanto, a chance mais clara foi mesmo do Galo, no fim da primeira etapa. Matheus Bahia tentou cortar de cabeça, mas errou o tempo de bola. Então, Nacho recebeu na direita, invadiu a área e finalizou forte para grande defesa de Danilo Fernandes.

Segundo tempo

A partida ficou mais aberta na volta do intervalo. Com os dois times precisando da vitória, em menos de dez minutos, chances foram criadas para os dois lados. Aos três, Hulk quase abriu o marcador um chute perigoso de fora da área. A resposta veio na jogada seguinte, com Raí assustando Everson. Um mais perigoso no jogo, o Bahia abriu o marcador, aos 16, com Luiz Otávio subindo mais que a zaga alvinegra para fazer na cobrança de escanteio, 1 a 0, para os tricolores. O Galo sentiu o golpe, e não demorou para tomar o segundo. Em rápido contra-ataque, aos 20, Matheus Bahia cruzou, para conclusão perfeita de Gilberto, se antecipando a Nathan Silva. 2 a 0. Dois minutos depois, o técnico Cuca tirou os poucos inspirados Nacho e Vargas, colocando Nathan e Sasha, para melhorar a movimentação da equipe.

Hulk comemora com Arana, seu primeiro gol na vitória do Galo – Pedro Souza/CAM

Com a vitória, o Atlético-MG chega aos 81 pontos e não corre mais risco de ser alcançado pelo vice-líder Flamengo, que tem 11 pontos a menos. O Bahia, por outro lado, segue amargando a zona de rebaixamento: é o 17º, com 40 pontos.

Veja os melhores momentos da partida

Como fica a tabela

Raí Nascimento em ação em Bahia x Atlético-MG, na Arena Fonte Nova

Raí Nascimento em ação em Bahia x Atlético-MG, na Arena Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Teve torcida infiltrada

Desde a manhã desta quinta-feira, torcedores do Atlético-MG marcavam presença nas bilheterias da Arena Fonte Nova. Durante a partida, foi possível ver diversos atleticanos vestindo camisas neutras nas arquibancadas; na hora dos gols, no entanto, não houve disfarce. Muitos torcedores comemoraram, sem constrangimento, o título do Galo.

Público e renda

Torcida do Bahia na partida contra o Atlético-MG

Torcida do Bahia na partida contra o Atlético-MG (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Pagantes: 29.228 torcedores
Total: 29.415 torcedores
Renda: R$ 708.246,00

Números da partida

Bahia e Atlético-MG se enfrentaram na Arena Fonte Nova

Bahia e Atlético-MG se enfrentaram na Arena Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Posse de bola: Bahia 46% x 54% Atlético-MG
Finalizações: Bahia 11 x 20 Atlético-MG
Cabeçadas a gol: Bahia 3 x 0 Atlético-MG
Escanteios: Bahia 4 x 6 Atlético-MG
Faltas cometidas: Bahia 13 x 12 Atlético-MG
Precisão dos passes: Bahia 80% x 83% Atlético-MG
Desarmes: Bahia 16 x 10 Atlético-MG

Próximos jogos

O Bahia volta a campo no domingo, quando enfrenta o Fluminense, pela 37ª rodada do Brasileirão. A partida está marcada para as 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova. No mesmo dia e horário, o Atlético-MG recebe o Bragantino no Mineirão.

BAHIA 3 x 2 ATLÉTICO – 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A (Jogo Adiado)

Data: 02/12/2021 – Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Bahia: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Mugni (Daniel, aos 31’/2t) e Rodriguinho (Ronaldo, aos 36’/2t); Rossi, Raí Nascimento (Ramírez, aos 40’/2t) e Gilberto (Rodallega, aos 31’/2t). Técnico: Guto Ferreira.

Atlético: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Tchê Tchê, Nacho Fernández (Sasha, aos 22’/2t) e Zaracho (Igor Rabello, aos 36’/2t); Hulk, Eduardo Vargas (Nathan, aos 22’/2t) e Keno (Dodô, aos 40’/2t). Técnico: Cuca.

Gol: Luiz Otávio (1-0, aos 16’/2t), Gilberto (2-0, aos 20’/2t), Hulk (1-2, aos 27’/2t), Keno (2-2, aos 28’/2t)
Árbitro: Flavio Rodrigues (SP). Auxiliares: Marcelo Carvalho (SP) e Alex Ang (SP).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP).

Cartão Amarelo: Mugni (BAH) e Arana, Sasha, Nathan (ATL) (Jogada 10/GE)

Confira a classificação atualizada do Brasileirão