Santos e Internacional ficaram no empate por 1 a 1 na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro – um resultado que tira a chance de o Peixe subir na tabela e de o Colorado entrar no G-4, até pela derrota do Atlético-MG para o Fluminense. No fim, porém, o resultado traduz um jogo equilibrado, de chances perdidas dos dois lados e dois gols – Lucas Braga, para o Santos, e Bruno Méndez, para o Inter. Ainda assim, os donos da casa deixam o jogo com reclamação: um gol de Eduardo Bauermann anulado no primeiro tempo gerou polêmica e muitas reclamações dos santistas. E os visitantes com uma lamentação: teve as melhores chances de vencer no fim e parou na grande atuação do goleiro João Paulo, eleito Craque do Jogo.
O Santos soma mais um ponto e vai a 13, ainda no meio da classificação, enquanto o Inter sobe para 15, mas fica em quinto lugar.
Central do Apito
O VAR atuou em duas oportunidades, ambas em gols do Santos – no primeiro tempo, Eduardo Bauermann teve sua comemoração anulada por conta de um impedimento milimétrico detectado pelo vídeo. Já no segundo, Lucas Braga não teve seu gol validado em campo, mas o árbitro Ramon Abatti Abel voltou atrás após nova intervenção do VAR. O comentarista Sálvio Spinola analisou os dois lances, mas considerou “inconclusiva” a imagem para invalidar o primeiro gol do Peixe.
A partida começou sem grandes emoções, mas aos poucos as duas equipes passaram a buscar o gol e os goleiros se tornaram os destaques da primeira etapa. João Paulo fez pelo menos três boas defesas em chutes de Alan Patrick e Pedro Henrique. Já Daniel teve o trabalho de parar as boas investidas de Léo Baptistão. O Santos, aliás, até marcou um gol, aos 30 minutos, com Eduardo Bauermann, anulado por impedimento. No último lance, quase marcou outro, mas a cabeçada de Bryan Angulo parou na trave.
Segundo tempo
Os dois times voltaram mais ligados, e o Santos buscou a pressão pelo gol – ainda que o jogador mais avançado, Bryan Angulo, estivesse em noite pouco inspirada. As substituições dos dois lados melhoraram a partida: pelo Santos, Bruno Oliveira encontrou Lucas Braga livre para entrar no meio dos zagueiros, driblar o goleiro Daniel e abrir o placar – novamente com drama do VAR, mas agora sem impedimento. O Inter respondeu com Bruno Méndez, que havia dado condição no gol do Santos: ele aproveitou bate-rebate após boa jogada de Pedro Henrique pela esquerda e finalizou com força. Depois do 1 a 1, Santos e Inter ficaram perto da vitória: primeiro, De Pena exigiu grande defesa de João Paulo em cobrança de falta; depois, Lucas Pires aproveitou sobra quase na pequena área, mas viu a bola explodir na trave.
Próximos jogos
O Santos vai ao Mineirão enfrentar o Atlético-MG no próximo sábado, às 19h (de Brasília), enquanto o Inter recebe o Flamengo também no sábado, às 21h, no Beira-Rio. Os dois jogos são válidos pela 11ª rodada do Brasileirão. (GE)