O Athletico Paranaense empatou em 2 a 2 com o Cuiabá, nesse domingo (dia 18) à noite, na Arena da Baixada, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 6º lugar, com 44 pontos. A equipe do Mato Grosso está na 18ª posição, com 27 pontos, dentro da zona de rebaixamento.
Em relação ao desempenho, o Furacão fez uma partida cheia de altos e baixos. Levou um gol de escanteio no início e teve péssimo desempenho nos primeiros 30 minutos, errando em todo os aspectos. Empatou aos 35, quando tirou um ‘coelho da cartola’: Cuello acertou um belo chute da linha de fundo. O time teve excelente performance no fim da 1ª etapa, conseguindo a virada para 2 a 1 e provocando a expulsão de Paulão, do Cuiabá. Mesmo com um jogador a mais, voltou pior na 2ª etapa e viu o visitante conseguir o empate aos 18 do 2º. O Athletico demorou para reagir e só nos 15 minutos finais pressionou o adversário. A pressão, porém, não foi suficiente para evitar o tropeço.
FASES
O placar amplia a série invicta do Athletico, que soma 7 jogos sem perder (2 vitórias e 5 empates). Já o Cuiabá teve apenas uma vitória nas últimas dez rodadas do Brasileirão (4 empates e 5 derrotas).
FATOR CAMPO
Na Arena da Baixada, o Athletico completou 12 jogos sem perder pelo Brasileirão (7 vitórias e 5 empates).
ARTILHEIRO
O meia uruguaio David Terans é o artilheiro do Athletico em 2022, com 14 gols em 42 jogos, à frente do centroavante Pablo (10 gols em 35 jogos) e de Rômulo (9 em 40). O ponta Cuello tem agora 3 gols em 38 partidas pelo clube.
ESCALAÇÕES
No Athletico, as baixas eram o goleiro Bento e o ponta Vitinho, suspensos. Por lesão, ficaram fora Fernandinho e Marcelo Cirino. Pedrinho entrou na lateral-esquerda. As novidades no banco eram Marlos e Christian, recuperados. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Canobbio (direita), Terans (centro) e Cuello (esquerda) na linha de três. O Cuiabá não tinha Gabriel Pirani, Felipe Marques, Pepê, André Luís, Walter e Uendel. O time usou o 5-4-1.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com gol. Já aos 7 minutos, o Cuiabá bateu escanteio e fez 1 a 0, em cabeceio de Rodriguinho (34 anos, ex-Corinthians). Além do gol de bola parada, o primeiro tempo teve o Athletico cometendo repetidos erros na saída de bola, tanto nos passes curtos como na bola longa. O visitante aproveitou e não ficou recuado: avançou e encontrou certa facilidade para trocar passes no campo ofensivo. Nesse período, o Cuiabá levou perigo em dois lances. O Furacão não conseguia criar e chegou ao empate em um lance individual. Aos 35, Cuello arriscou chute da linha de fundo e conseguiu encobrir o goleiro, com desvio na zaga: 1 a 1.
VIRADA AINDA NO PRIMEIRO TEMPO
Nos minutos finais, o time da casa incomodou em três bolas erguidas para a área e em um belo chute de Canobbio. E conseguiu um pênalti aos 43, em chute de Alex Santana no braço de Paulão, que levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso. O árbitro verificou no VAR e anotou. Terans cobrou aos 48 e fez 2 a 1.
SEGUNDO TEMPO
O Athletico voltou do intervalo com duas mudanças. Entraram os atacantes Pablo (de centroavante) e Rômulo (na ponta). Saíram Vitor Roque e Canobbio. O Cuiabá avançou e começou a incomodar em bolas altas. Aos 12, Pedro Henrique saiu lesionado. Entrou Matheus Felipe. Mesmo com um jogador a mais, o time paranaense sofreu e não conseguiu controlar o jogo. O visitante empatou aos 18, aproveitando erro na saída de bola de Khellven e chute forte de Deyverson. Aos 25, entrou o meio-campista Cittadini no lugar de Hugo Moura. Aos 30, saiu Cuello e entrou Marlos, que não atuava desde maio. A partir daí, o Furacão avançou e passou a pressionar. No entanto, só levou perigo em dois lances.
ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico somou 64% de posse de bola, 17 finalizações (3 certas), 9 faltas cometidas e 84% de precisão nos passes. O Cuiabá teve 11 finalizações (5 certas), 10 faltas cometidas e 70% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.
ATHLETICO 2X2 CUIABÁ
Athletico: Anderson; Khellven, Pedro Henrique (Matheus Felipe), Thiago Heleno e Pedrinho; Hugo Moura (Cittadini) e Alex Santana; Canobbio (Rômulo), Terans e Cuello (Marlos); Vitor Roque (Pablo). Técnico: Felipão
Cuiabá: João Carlos; Daniel Guedes, Paulão, Joaquim Henrique, Marllon e Igor Cariús; Camilo, Denilson (Rafael Gava), Rodriguinho e Alesson (Osorio); Deyverson. Técnico: António Oliveira
Gols: Rodriguinho (7-1º), Cuello (35-1º), Terans (48-1º), Deyverson (18-2º)
Expulsão: Paulão (46-1º)
Cartões amarelos: Vitor Roque, Hugo Moura, Pedrinho (A). Paulão, Camilo (C)
Público: 17.340
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Local: Arena da Baixada