No sufoco, com direito a pressão no fim e várias defesas do goleiro Léo Jardim, o Vasco da Gama venceu o Atlético-MG por 2 a 1 na noite deste sábado, na estreia das equipes no Brasileirão. O time cruz-maltino fez dois gols com 10 minutos de jogo no Mineirão e segurou, fechou a casinha e segurou o resultado que garante três pontos importantes neste início de campeonato. O Atlético martelou, martelou, martelou, mas não conseguiu evitar a derrota em casa.
Pegou tudo
O melhor jogador do Vasco na partida foi o goleiro Léo Jardim, o que ilustra o sufoco pelo qual a equipe passou no Mineirão. O camisa 1 fez diversas defesas difíceis, no primeiro e no segundo tempo, e garantiu a vitória na estreia do Brasileirão. Talvez a mais difícil delas foi em chute forte de Hulk já nos acréscimos que ele precisou mostrar reflexo para espalmar.
Na verdade, o Atlético até voltou bem melhor no segundo tempo e teve muito mais posse de bola, indo com tudo para cima do clube de São Januário. Todavia, o Vasco da Gama armou uma boa retranca, todo recuado, e contou com noite inspirada do goleiro Léo Jardim.
Em sendo assim, como terminou o primeiro tempo, na etapa final segurou o ímpeto do Galo. E, por isso, o Vasco conquistou sua vitória, em pleno Mineirão.
NOITE DE PEC
Nem os vascaínos mais otimistas esperavam um começo tão avassalador do Vasco no Campeonato Brasileiro. Logo no início da partida, Gabriel Pec cobrou uma falta na medida para Andrey Santos abrir o placar.
Minutos depois, Lucas Piton chutou cruzado. A bola foi na direção de Gabriel Pec, que ampliou. Com isso, o atacante igualou a temporada em que foi mais artilheiro na carreira. Em 2021, Pec fez sete gols em 52 jogos. Hoje, são sete gols em 14 jogos.
RESPOSTA DO GALO
Durante boa parte do primeiro tempo, o Atlético-MG foi dominado pelo Vasco. Prova disso, é que a primeira grande chance foi com mais da metade da etapa inicial. Hyoran cruzou, e Paulinho cabeceou para a defesa de Léo Jardim. Em seguida, Hulk cobrou uma falta com perigo e obrigou o goleiro cruz-maltino a trabalhar novamente.
ÂNIMOS EXALTADOS
O árbitro Raphael Claus expulsou o técnico Maurício Barbieri. O motivo foi porque o treinador ofendeu o quarto árbitro. Além disso, Claus distribuiu um total de oito cartões amarelos durante toda a partida.
GALO DIMINUI
No final do primeiro tempo, Hulk cruzou para dentro da área e Andrey Santos afastou de cabeça. Na sequência do lance, Jemerson ajeitou para Maurício Lemos emendar de primeira e diminuir o placar. O zagueiro estava livre de marcação no lance.
PRESSÃO TOTAL
O Vasco abdicou de jogar e ficou só se defendendo no segundo tempo. Com isso, o Atlético-MG veio para cima e tentou o empate. Mas o Cruz-Maltino soube fechar a casinha e resistiu ao ímpeto do Galo.
SÃO LÉO JARDIM
Quando o Atlético-MG acordou para a partida assustou o Vasco. As finalizações obrigaram o goleiro Léo Jardim a executar boas defesas. Inclusive, o camisa 1 cruz-maltino foi um dos principais responsáveis pela manutenção da primeira vitória do clube de São Januário no retorno à elite do futebol brasileiro.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 2 VASCO – 1ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data e hora: Quinta-feira (16/03), às 21h30 (Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA)
VAR: Daiane Muniz (FIFA-SP)
Gols: Andrey Santos (4′ do 1ºT), Gabriel Pec (9′ do 1ºT) e Maurício Lemos (49′ do 1ºT);
Cartões Amarelos: Maurício Lemos, Pavón, Otávio, Saravia e Zaracho (CAM); Andrey Santos, Gabriel Pec, Pedro Raul, Robson e Rodrigo (VAS);
Cartão Vermelho: Maurício Barbieri (VAS).
ATLÉTICO-MG (Técnico: Eduardo Coudet)
Everson; Saravia (Mariano – 10′ do 2ºT), Jemerson, Maurício Lemos e Rubens (Patrick – 26′ do 2ºT); Otávio (Edenílson – 37′ do 21ºT), Zaracho e Hyoran (Pedrinho – 26′ do 2ºT); Pavón (Isaac – 37′ do 2ºT), Paulinho e Hulk.
VASCO (Técnico: Maurício Barbieri)
Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson Léo e Lucas Piton (Paulo Victor – 36′ do 2ºT); Rodrigo, Andrey Santos (Barros – 34′ do 2ºT) e Jair (Matías Galarza – 39′ do 2ºT); Gabriel Pec (Figueiredo – 36′ do 2ºT), Alex Teixeira (Marlon Gomes – 18′ do 2ºT) e Pedro Raul.