Em um jogo de arbitragem confusa, gramado em más condições e um golaço de Nenê, o Vasco bateu o Brusque por 1 a 0 na noite desta sexta-feira e voltou a vencer na Série B do Brasileirão depois de quatro rodadas. Léo Matos foi expulso no fim do primeiro tempo, mas o time carioca conseguiu segurar o resultado no Estádio Augusto Bauer muito graças às defesas de Vanderlei, provavelmente o melhor jogador da partida. Por sua vez, o Brusque chegou a 12 jogos sem vencer na competição e se aproximou da zona de rebaixamento.

O vovô quer jogar

Aos 40 anos, Nenê parece ter chegado com a corda toda no Vasco. Depois do gol no empate com o Cruzeiro na última rodada, o camisa 77 voltou a marcar nesta sexta, desta vez completando o cruzamento de Zeca com uma finalização meio de voleio, sem deixar a bola cair. Um lindo gol! Para completar, quando Fernando Diniz ensaiou uma substituição por Figueiredo no fim do jogo, ele bateu o pé, pediu para ficar e jogou até o fim.

Arbitragem confusa

A arbitragem comandada por Sávio Pereira Sampaio, do Distrito Federal, foi confusa e teve várias interferências do VAR. Como nos dois gols anulados do Brusque no primeiro tempo, por exemplo, marcados por Nonato e Edu. No primeiro de fato houve o impedimento, mas, no segundo, o comentarista Sandro Meira Ricci acredita que a linha da marcação foi colocada de maneira equivocada na tela do árbitro de vídeo. Ainda segundo Ricci, a expulsão de Léo Matos, que acertou o braço no rosto de Claudinho, foi exagerada.

Paredão

Embora Nenê tenha feito o gol que selou a vitória, Vanderlei foi provavelmente o melhor jogador da partida. O goleiro do Vasco foi bastante acionado, fez diversas defesas difíceis e cresceu principalmente no momento em que o Brusque, com um a mair, buscava o empate. Partidaça do camisa 1.

Aos 23 min do 2º tempo – defesa difícil de Vanderlei do Vasco contra o Brusque

Situação preocupante

Com a derrota nesta sexta-feira, a 11ª na competição, o Brusque estacionou nos 29 pontos e caiu para a 16ª posição na tabela. É o primeiro clube fora da zona de rebaixamento e está a quatro pontos de distância do Vitória, que é o 17º. A equipe catarinense chegou a 12 jogos consecutivos sem saber o que é vencer na Série B do Brasileirão. Veja a classificação completa clicando AQUI.

Subindo…

Já o Vasco, que não vencia há quatro rodadas, pegou o elevador com a vitória fora de casa e vai dormir na sétima posição na tabela, com 37 pontos – a rodada ainda será complementada com jogos no sábado e no domingo. Neste momento, o time de Fernando Diniz está a sete pontos de distância do CRB, que é o primeiro clube na zona de classificação.

Nenê, do Vasco, em ação contra o Brusque

Nenê, do Vasco, em ação contra o Brusque (Foto: Beno Küster Nunes/AGIF)

Gramado ruim

O fator a se lamentar na partida desta sexta foi a condição do gramado do Estádio Augusto Bauer. Por conta da chuve que caiu em Brusque nos últimos dias, a grama estava pesada e com muitos buracos, o que dificultou o trabalho de bola das equipes e deixou o confronto muito truncado.

Próxima rodada

O Vasco volta a campo pela Série B do Brasileirão na próxima segunda-feira para enfrentar o Goiás, às 20h (de Brasília), em São Januário. Por sua vez, o Brusque pega o Brasil de Pelotas na quarta-feira, às 19h, fora de casa. (Globo Esporte)