Foi no sufoco, e com um jogador a menos durante quase todo o segundo tempo. Mas o Inter se segurou como pôde, com unhas e dentes, para arrancar um empate em 0 a 0 do América de Cali, nesta terça-feira, no Pascual Guerrero, pela 5ª rodada do Grupo E da Libertadores.

E o ponto somado em solo colombiano tem sabor de conquista. Se a vida como visitante nas andanças pela América do Sul já não é fácil, a do Inter ficou ainda mais difícil aos 12 do segundo tempo, com a expulsão de Leandro Fernández.

Patrick América de Cali x Inter Internacional Libertadores

Patrick América de Cali x Inter Internacional Libertadores (Foto: Reuters)

Primeiro tempo

Apita o árbitro, a bola rola com saída para o Inter, e Paz recebe cartão amarelo por falta dura em Nonato. Era o primeiro minuto de partida, e a tônica já estava estabelecida. De um lado, o América parou o jogo a todo instante com faltas – algumas mais duras – e tentou pressionar na base da bola aérea. Era cruzamento atrás de cruzamento. Sem muito efeito. Do outro, o Colorado pouco fez além de evitar correr riscos.

Foram muitos bocejos e poucos lances de perigo. Salvo uma finalização de Sierra defendida por Lomba e outra de Segóvia dentro a área após cobrança de escanteio. Seria uma grande chance, não fosse o chute sem direção alguma.

Segundo tempo

O Inter voltou do intervalo com Boschilia na vaga de Praxedes e uma amostra de que seria mais agressivo no segundo tempo. Mas calma, que podia ser ainda pior que a primeira etapa. Toda e qualquer esperança de vitória se esvaiu cedo, logo aos 12 minutos, com a expulsão de Leandro Fernández por agressão contra Marlon Torres.

O argentino saiu cabisbaixo. E restou ao Inter se defender como pôde. E com sucesso. Marcelo Lomba e Rodrigo Moledo – principalmente – fizeram atuações quase perfeitas. O Colorado conseguiu se segurar sem sofrer tanto e ainda conseguiu levar perigo com Patrick, em chute de dentro da área. Mas o América levou perigo, sim. Primeiro Com Ramos, em cabeçada defendida por Lomba. Depois, com Moreno, que acertou o travessão após desvio em Moledo.

Na tabela

Com o empate, o Inter perde a liderança do Grupo E e chega à última rodada com a vaga ameaçada: é segundo colocado, com oito pontos. O América segue na terceira colocação, com cinco.

Agenda

As duas equipes têm pela frente uma longa pausa até a última e decisiva rodada do grupo E, com os dois jogos marcados para o mesmo dia e horário: 22 de outubro, às 21h30. O Inter enfrenta a Universidad Católica já eliminada no San Carlos de Apoquento. O América visita o Grêmio na Arena.

Pelo Brasileirão, o Colorado já respira o Gre-Nal do próximo sábado, às 17h, na Arena, válido pela 13ª rodada. (Globo Esporte)