Num clássico marcado por muita tensão, lances duros e claras oportunidades de gol, Fluminense e Flamengo abriram as oitavas de final da Copa do Brasil com um empate sem gols, nesta terça-feira (16) à noite, no Maracanã. O resultado mantém tudo em aberto na eliminatória, que prossegue no dia 1º de junho, mas é justo dizer que foi o Flamengo que dominou a maior parte do jogo. Felipe Melo, do Fluminense, foi expulso no começo do segundo tempo, mas Fábio estava em grande noite e garantiu a igualdade no 444º encontro entre os rivais na História. Tudo isso diante de quase 60 mil pessoas no Mário Filho.
Primeiro tempo
A primeira grande oportunidade do clássico foi do Flamengo, quando Wesley esorou cruzamento de Arrascaeta, mas Fábio fez brilhante defesa. Aliás, é justo dizer que o primeiro tempo foi de domínio rubro-negro, já que o Fla criou as melhores e mais perigosas chances. Postando seu time no campo de ataque, o Rubro-Negro encurralou o Tricolor de Fernando Diniz em alguns momentos.
Aos 24, Pulgar deu bela bola para Gabriel Barbosa, que acertou a trave: no rebote, Arrascaeta mandou por cima do gol. No lance seguinte, Nino falhou e Gerson só não marcou por cobertura porque errou por centímetros. O Flu reagiu com Marcelo, que deu linda caneta em Thiago Maia e chutou para defesa de Santos, mas o lateral tricolor sairia machucado, pouco depois. Mesmo com dores, ele demonstrou insatisfação por deixar o campo.
Segundo tempo
O jogo, que já estava truncado, viu lances mais duros ainda depois do intervalo. Após bola em profundidade para Gabigol, Felipe Melo chegou atropelando e, a princípio, nem levaria o amarelo. Entretanto, o VAR entrou em ação e o árbitro Anderson Daronco expulsou o tricolor, que saiu provocando a torcida do Flamengo. O Flu, que tinha melhorado na parte final do primeiro tempo, se viu novamente encurralado e o Flamengo foi criando chances.
Na melhor delas, Arrascaeta cabeceou para fora. Mas o Flamengo também achou dificuldades para criar boas chances durante um certo tempo, mesmo com mais volume de jogo. Ademais, Fábio garantiu: fez linda defesa em cabeçada de Ayrton Lucas. Os tricolores ainda pediriam a expulsão de Gabigol, que deu um pisão em Ganso, mas a arbitragem nada marcou. Enfim, um empate com cara de Fla-Flu e que dá mais emoção à eliminatória, que segue dentro de duas semanas.
FLUMINENSE 0x0 FLAMENGO – Jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Data: 16/05/2023, às 21h
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 54.362 pagantes (59.295 pagantes)
Renda: R$ 3.564.460,00
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo (Guga, 40’/1ºT); Lima, André e Paulo Henrique Ganso (David Braz, 50’/2ºT) e Pirani (Manoel, 7’/2ºT); Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
FLAMENGO: Santos; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Éverton, 18’/2ºT), Pulgar, Everton Ribeiro (Vidal, 38’/2ºT), Gerson e De Arrascaeta (Matheus França, 30’/2ºT); Gabriel Barbosa. Técnico: Jorge Sampaoli.
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Paulo Henrique Ganso (FLU) (GE)