Nenhuma outra semana neste ciclo olímpico, iniciado no fim de 2016, foi tão laureada para o esporte nacional. O Brasil conquistou um título mundial na ginástica artística, com Arthur Nory na barra fixa, foi ao lugar mais alto do pódio com Beatriz Ferreira no boxe e, por fim, levou o título da Copa do Mundo de vôlei com uma rodada de antecipação.
Além destes três títulos, muito relevantes, o país ainda viu seus tenistas – Bruno Soares e Marcelo Melo – se enfrentarem na final de duplas do Masters de Xangai, torneio importante do Circuito Mundial de tênis. Nas águas abertas, Ana Marcela Cunha venceu os Jogos Mundiais de praia, dando ao país a primeira medalha nesta competição. No taekwondo, 11 medalhas na etapa de Las Vegas do Circuito, que vale pontos para o ranking mundial.
Título de Beatriz
Beatriz Ferreira conquistou, no domingo, o título do Campeonato Mundial de boxe na categoria até 60kg. Na decisão, derrotou a chinesa Cong Wang por 5 a 0, decisão unânime dos árbitros. Dessa maneira, ela se credencia a chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio como uma das favoritas ao pódio, mas a vaga ainda não foi conquistada. O pré-olímpico é ano que vem.
Título no vôlei
A seleção masculina de vôlei conquistou, com uma rodada de antecipação, o título da Copa do Mundo, evento que reuniu as 12 melhores seleções do mundo. Com dez vitórias em dez jogos, a última contra o Japão nesta segunda-feia, o time chegou ao título mais importante neste ciclo. No caminho para o título, vitórias contra a Polônia, Itália, EUA e Rússia, quatro dos principais adversários da atualidade.
Ouro de Nory
Arthur Nory conquistou a medalha de ouro na barra fixa do Campeonato Mundial de ginástica, competição mais importante do ano. Nory voou em acrobacias de grande dificuldade para arrancar o título em Stuttgart com uma nota 14,900 pontos, deixando para trás o croata Tin Srbic (14,666) e o russo Artur Dalaloyan (14,533).
Flavinha no “quase”
Na melhor competição de sua vida, Flavia Saraiva chegou a três finais individuais no Mundial: ficou em quarto lugar no solo, a apenas um décimo da medalha de bronze, foi sexta colocada na trave, aparelho que sofreu uma queda, e terminou em sétimo no individual geral, aquela competição em que se soma as notas de solo, salto, trave e barra
Título no tênis
Mate Pavic e Bruno Soares, campeões de duplas em Xangai — Foto: Aly Song/Reuters
Uma final entre brasileiros marcou a competição de duplas do Masters de Xangai de tênis. Bruno Soares, que joga ao lado do croata Mate Pavic, venceu na decisão o compatriota Marcelo Melo, que atua com o polonês Lucasz Kubot. É a primeira conquista de Bruno e Pavic, que formaram dupla há quatro meses e ainda não tinham sido campeões.
Deu praia
Ana Marcela Cunha segue sua sequência de conquistas — Foto: Qatar Swimming
Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro na prova dos 5km da primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia, disputados em Doha, no Catar. A brasileira finalizou a prova em 59min51s, um segundo de vantagem sobre a chinesa Yawen Hou. A alemã Leonie Beck completou o pódio fazendo o tempo de 59min53s.
Medalhas importantes
No Aberto de Las Vegas de taekwondo, que contou pontos para o ranking mundial classificatório para a Olimpíada, o Brasil levou 11 pódios. Edival Pontes, o Netinho, e Ícaro Miguel, foram os destaques com a medalha de ouro. Maicon Siqueira, Paulo Ricardo e João Victor Diniz foram prata. Valéria Santos, Iris Sing, Caroline Santos, Nivea Barros Rafaela Galacho e Milena Titoneli foram bronze. (Globo Esporte)