Jogando com um time alternativo e parecendo estar de olho exclusivamente na Copa do Brasil, onde vai enfrentar o Grêmio na próxima quarta-feira, o Cuiabá realizou uma de suas piores apresentações na Série B 2020, na tarde deste sábado (07). Jogando fora de casa contra o Brasil-RS, que vinha de uma série de cinco jogos sem vitória, o Dourado apresentou um futebol apático, sem criatividade e permitiu ao adversário vencer por 3 a 0, com gols de Matheus Fernandes, Dellatorre e Bruno José. Com a derrota, o Dourado perdeu a vice-liderança da Série B para o América que empatou em casa com a Ponte Preta e chegou aos 36 pontos – mesma pontuação do Dourado, mas leva vantagem no saldo de gols. A equipe cuiabana atuou sem vários titulares como Anderson Conceição, Hayner, Yago e Felipe Marques.

Primeiro tempo

O jogo começou equilibrado no estádio Bento Freitas. A equipe da casa, que vinha de uma série de cinco jogos sem vitórias, entrou decidido a buscar a vitória e iniciou com uma marcação forte no meio de campo e muita ofensividade no ataque. Mas, a primeira boa chance foi do Cuiabá, aos 5 minutos. Hernández cruza para Felipe, que chuta sem marcação, mas o goleiro Rafael defende no reflexo. Quase o gol do Dourado.

A partida seguiu morna e sem criatividade até os 25 minutos. No momento em que o Cuiabá estava melhor na partida, o Brasil-RS abriu o placar aos 29 minutos em uma jogada de contra-ataque ‘de almanaque’. Bruno José lançou Dellatorre que encontrou Matheus Oliveira. O atacante escorou de chapa, sem chances para João Carlos: 1 a 0 para o Índio Xavante. O time visitante sentiu o gol. Assim, aos 34 minutos, em outro contra-ataque, o time da casa ampliou. Danilo chuta e João Carlos rebate mal, na frente de Dellatorre, que só teve o trabalho de escorar. Brasil de Pelotas 2 a 0.

Aos 40 minutos, em outro ataque, o Brasil-RS desperdiçou a chance de matar o jogo. Danilo Gomes recebe livre na direita, corta a marcação de Hernández e chuta prensado para escanteio.

O Cuiabá deixou o campo para o intervalo reclamando de penalidade máxima não marcada sobre Lucas Hernandes. Sandro Meira Ricci na Central do Apito afirmou que “Realmente a gente viu o replay, houve o pênalti. Além do Sousa acertar o pé, dá uma carga também. Para mim penalidade não marcada”.

Segundo tempo

No segundo tempo, o Brasil-RS diminuiu o ritmo, mas não se encolheu e continuou perigoso, oferecendo riscos à meta do goleiro João Carlos. Dessa forma, logo aos 6 minutos, Souza chutou de longe e obrigou o arqueiro do Dourado a fazer uma boa defesa, em dois tempos. O time mato-grossense errava muitos passes e não conseguia entrar em profundidade no campo do Brasil que se fechou. Só a partir dos 25 minutos, o Dourado tentou fazer pressão, mas encontrava um ‘ferrolho’ na defesa do adversário.

De um lado, o Cuiabá martelava, martelava, mas não conseguia ser efetivo, com seus atacantes tendo uma tarde para esquecer. Esse é o caso de Élton que errou praticamente tudo. O castigo foi ampliado aos 42 minutos, quando, em outra falha do setor defensivo, que atuava sem seu capitão Anderson Conceição, o Brasil marcou o terceiro gol. Bruno José recebeu na área, dominou com liberdade e chutou no ângulo, sem defesa para João Carlos. Nos acréscimos, Elton ainda teve a chance de descontar, de frente para o gol, mas chutou por cima do travessão. E o jogo ficou nisso.

Próximos jogos

O Cuiabá volta a jogar pela série B no próximo sábado (14), contra o América-MG em jogo marcado para às 20h30 (horário de MT), na Arena Pantanal. Antes disso, o Dourado joga pela Copa do Brasil nesta quarta-feira (11), às 18 horas (horário de MT), na Arena Pantanal, contra o Grêmio, na primeira partida das quartas de final. Já o próximo compromisso do Brasil-RS é sair para enfrentar a Ponte Preta no estádio Moisés Lucarelli na sexta-feira (13) às 15 horas (de MT), em jogo válido pela 21ª rodada da Série B.