Jogando com um time misto e repleto de reservas, o Cuiabá segurou o Figueirense e garantiu um empate sem gols na noite deste sábado (17), no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis pela Série B do Brasileiro. Sem chances matemáticas de conseguir o acesso e focado exclusivamente na final da Copa Verde, onde enfrentará o Paysandu fora de casa, o Dourado foi um osso duro de roer, diante de um adversário que partiu para cima em busca exclusivamente da vitória para se afastar da zona de rebaixamento. O time catarinense teve mais posse de bola e domínio do jogo, especialmente no segundo tempo, quando perdeu um gol inacreditável, sem goleiro (veja vídeo abaixo).
O técnico Marcelo Chamusca do Cuiabá surpreendeu ao escalar um time com apenas três titulares, deixando jogadores da equipe principal no banco. A ideia era poupar os principais jogadores para a final da Copa Verde e assim, apenas no segundo tempo Felipe Marques e Toty entraram para reforçar o meio de campo em um momento em que o Figueira fazia forte pressão.
Com o empate, o Cuiabá vai a 51 pontos e mantém a oitava colocação na tabela. Também freou a sequência de derrotas seguidas – 2 a 0 para o América e 1 a 0 para o Paysandu. Por outro lado, o empate foi ruim para o Figueira que está na 16ª colocação com 39 pontos e segue ameaçado pelo rebaixamento.
Confira os melhores momentos do jogo
Primeiro tempo
Mesmo jogando com um time repleto de reservas, o Cuiabá começou bem o jogo e foi o primeiro a finalizar. Aos 4 minutos, Augustin Gutierrez, aproveitou rebote na grande área, chutando rasteiro, para a defesa tranquila de Pegorari. A resposta do Figueira veio aos 8 minutos. Rafael Marques tocou para Fellipe Mateus e o camisa 12 soltou a bomba. A zaga chega na hora para evitar o gol.
Aos 14 minutos, o Cuiabá quase abriu o marcador. Alex Ruan tocou para Augustín dentro da área, de frente para o gol. O atacante chuta fraco e bola foi para fora. Uma boa chance desperdiçada. Já o Figueirense se apresentava mais firme no ataque, explorando as jogadas pelas laterais. A defesa do Dourado bem postada tirava todas. O Figueira viveu um bom momento aos 25, quando Betinho soltou uma pancada de fora da área com o pé direito. A bola passou raspando o travessão do gol de Victor Souza. De longe também tentou Léo do Cuiabá, mas o goleiro Pegorari fez uma ótima defesa.
Aos 35 e 26, o Dourado pressionou e teve duas chances com tiros de fora da área de Augustín Gutierrez e Renan Bressan, que foram para fora. Pelo excesso de preciosismo de seus jogadores, o técnico Marcelo Chamusca reclamava muito à beira do campo.
Segundo tempo
A segunda parte começou mais agitada. Logo aos 5 minutos, o Figueirense perdeu um gol inacreditável. Breno é lançado, entra na área, passa pelo goleiro e com o gol vazio, chuta para fora. Incrível a chance perdida.
O Figueirense era melhor e criou mais oportunidades. Em busca de um gol, o time da casa teve várias oportunidades, mas se esbarrava na falta de pontaria. Mas, aos 23 minutos, Jefferson Renan soltou a bomba e Victor Souza fez grande defesa. Rafael Marques ainda tentou o rebote, mas o goleiro recuperou. Aos 37, Robertinho mandou direto no gol e Victor Souza espalmou.
A entrada de Felipe Marques, que deu mais velocidade ao ataque do Cuiabá, fez a equipe crescer. Após superar a pressão do Figueirense, o Dourado teve uma ótima oportunidade. Renan Bressan pegou sobra e solta e mandou firme para o gol. Pegorari defendeu e salvou o Figueirense.
Agenda
Na próxima rodada da Série B, o Cuiabá sai para enfrentar o Botafogo-SP em jogo marcado para o sábado (23), no estádio Santa Cruz às 16 horas (horário de MT). Já o Figueirense sai para um confronto difícil na sexta-feira (22), no estádio Rei Pelé às 18h15 (horário de MT) contra o CRB.
Escalações
Figueirense: Pegorari, Kauê (Victor Guilherme), Pereira, Héliton, Conrado e Betinho; Patrick, Fellipe Mateus (Andrigo) e Jefferson; Renan, Rafael Marques e Breno (Robertinho). Técnico: Pintado.
Cuiabá: Victor Souza, Jonas (Toty), Léo, Hélder e Alex Ruan; Moisés, Djavan e Renan Bressan (Alê); Lucas Braga, Josiel e Augustín Gutierrez (Felipe Marques). Técnico: Marcelo Chamusca.