Mesmo jogando com um a mais em boa parte do segundo tempo e com polêmica no VAR, o Cruzeiro cedeu empate ao Ituano, atuando em Itu, e perdeu a chance de ser campeão simbólico do primeiro turno. O time mineiro abriu o placar com Luvannor, após ter gol de Edu anulado e bastante questionado. Entretanto, levou o empate do Ituano, que já jogava com um a menos (Lucas Dias foi expulso), com gol de Bernardo Schappo.
Polêmica no VAR
O Cruzeiro ficou na bronca com a arbitragem com a anulação do gol de Edu, no fim do primeiro tempo. A Central do Apito avaliou que as linhas do VAR foram traçadas incorretamente na análise do impedimento.
O primeiro tempo começou com o Cruzeiro tendo o domínio da partida e da posse de bola. Entretanto, encontrando pouco espaço na forte marcação do Ituano. A primeira chance foi mesmo do Ituano. Bernardo foi lançado na área e cabeceou em cima de Rafael Cabral. A resposta foi um chute de Lucas Oliveira, que passou a esquerda. A chance de mais perigo foi com Neto Berola. Ele recebeu lançamento de Rafael Elias e cabeceou, com a bola passando perto da trave de Rafael Cabral. Novamente o goleiro do Cruzeiro quase levou o gol, mas dessa vez em um escanteio e cabeceio de Bernardo. Bola passou perto. O Cruzeiro chegou a balançar as redes nos minutos finais, com Edu completando um chute cruzado. Mas a arbitragem, após revisão do VAR, assinalou impedimento do atacante. Na análise da Central do Apito, as linhas do VAR não foram traçadas corretamente.
Reclamando do gol anulado de Edu, no fim do primeiro tempo, o Cruzeiro voltou em cima do Ituano. E logo conseguiu abrir o placar com Luvannor. Ele recebeu passe na área e, mesmo sem ângulo, tocou para o fundo do gol. O time mineiro ficou ainda em mais vantagem com a expulsão de Lucas Dias. No lance anterior, Lucas Oliveira salvou um gol do Ituano, tirando a bola, perto da linha de gol, com uma bicicleta. O time mineiro continuou melhor, mas acabou levando o empate. Gabriel Barros invadiu a área pela direita, limpou Adriano e bateu cruzado. Bernardo completou para o gol. Com o empate, o Ituano ficou na defensiva. O Cruzeiro fez substituições e buscou a vitória. A chance mais próxima de Vitor Leque, já nos últimos lances. No último mesmo, o Galo de Itu quase virou com João Vitor, que pegou sobra na área e chutou para fora.
Como fica?
Com o empate por 1 a 1, o Cruzeiro perde a chance de garantir o título simbólico do primeiro turno da Série B. Entretanto, amplia a vantagem para o Vasco, agora com sete pontos de vantagem (38 contra 31). Além disso, fica a 15 pontos do Criciúma, em quinto. O Ituano, por sua vez, chega aos 18 pontos e está na 14ª colocação. (GE)