O Flamengo realizou na tarde deste domingo uma transmissão ao vivo com diversas atrações e com o objetivo de arrecadar doações para o SOS Favelas, que auxilia famílias afetadas pela pandemia do coronavírus. O técnico Jorge Jesus e alguns jogadores participaram do evento, como Filipe Luís, Arão, Vitinho e Everton Ribeiro.

O bate-papo foi animado. Filipe Luís lembrou da longa negociação e de como foi a decisão de deixar o Atlético de Madrid para se tornar jogador do Flamengo.

– Foram meses de conversas com o clube. Eu tinha o sonho de jogar no Flamengo, mas só foi possível porque o Flamengo hoje proporciona a chance de ser campeão. Sei que ao meu lado há grandes jogadores e que vão me fazer crescer também. O mister tira o melhor de todos e sabe lidar com as diferentes personalidades – disse o lateral.

Filipe Luís seguiu os elogios ao clube e disse que atualmente qualquer jogador, por mais craque de seja, inclusive Neymar, teria dificuldades para ser titular do Flamengo.

– O jogador que eu mais converso é o Diego Costa (atacante do Atlético de Madrid). A maneira de trabalhar, a estrutura… Como funciona o profissional hoje do Flamengo é um espetáculo, não perde nada para ninguém lá fora. É um espetáculo. Mas hoje não está fácil entrar no time. Até um Neymar teria que lutar pelo lugar (risos). Sinto orgulho de estar aqui. Só tenho pena de não ter uns anos a menos.

O lateral também comparou a sensação de disputar uma decisão de Liga dos Campeões e Libertadores. Ele disse que o jogo contra o River Plate foi uma de suas piores atuações pelo clube.

– Na Champions eu senti que o mundo inteiro estava olhando. A final da Libertadores foi muito especial. Mas acho que foi meu pior jogo pelo Flamengo (risos). O time todo não foi muito bem naquele dia, foi uma partida truncada. Conseguimos os gols no fim, de uma forma épica. Foi especial. Nunca tinha imaginado ser campeão da Libertadores pelo Flamengo. O nível de exigência no Flamengo é maior do que Real Madrid e Barcelona.

Ao lado do volante William Arão, Filipe Luís lembrou com bom humor de um episódio de que eles discutiram dentro de campo. Rapidamente o problema foi resolvido e fortaleceu a amizade.

– Isso é muito importante, fala logo na cara e se acerta. No próximo jogo tá tudo certo – disse Filipe.

Também presente no bate-papo, o vice de futebol Marcos Braz lembrou de uma história de quando ainda negociava a contratação de Filipe Luís. O lateral mostrou humildade.

– O Flamengo tinha acabado de ser desclassificado na Copa do Brasil. Eu precisava de uma persuasão boa. O Filipe chega e me pergunta se ele jogaria no Flamengo, que não ia na linha de fundo… Naquela hora eu disse: “Você acabou de ser campeão da Copa América, já conquistou tanto na carreira… evidente que você vai jogar no Flamengo”. É essa a humildade mesmo – disse Marcos Braz.

Filipe Luís manda recado sobre qualidade do gramado

Antes de entrar no ar, os jogadores puderam conferir como está a qualidade do gramado do Maracanã, que está fechado desde o Flamengo x Portuguesa. Filipe Luís foi sincero.

– O presidente falou que o gramado está bom. Mas não está não. Vai melhorar, né?

Braz diz que pai de Gerson se empolgou e nega oferta

Perguntado sobre o futuro do volante Gerson, o vice de futebol garantiu que o Flamengo não recebeu nem sondagens pelo jogador. E disse que o pai e empresário Marcos Silva se empolgou demais.

– Não temos nada. Não tem proposta nenhuma, nenhum questionamento sobre quanto ganha… nada. O empresário dele, o pai, é um pouco eufórico (risos). O Gerson é importantíssimo. Não queremos vender, mas é evidente que se tiver uma proposta, temos que analisar, até por educação ao outro clube. Hoje garanto que não tem absolutamente nada – disse Braz.

Jorge Jesus: “Hoje sou mais conhecido no mundo”

O técnico Jorge Jesus fez uma participação especial. Entrevista, ele lembrou de quando foi contratado pelo Flamengo com a missão de dar os títulos que os torcedores tanto desejavam.

– Era um sonho, porque sempre me interessei pelo futebol brasileiro. Já tinha convivência com atletas brasileiros. Quando o Marcos Braz lembrou de mim, olhei para um clube que tem uma dimensão grande em termos de torcedores, e em termos de títulos não era o que seus torcedores desejavam. Felizmente as coisas correram bem. Hoje sou mais conhecido no mundo.

Jorge Jesus no Maracanã — Foto: Reprodução

Jorge Jesus no Maracanã — Foto: Reprodução

O mister disse também que o auxílio do ex-goleiro Júlio César, com quem tinha trabalhado no Benfica, foi importante para que ele tivesse uma melhor aceitação dos jogadores.

– O Júlio foi fundamental. Conversou com vários jogadores e disse que me aceitassem, as coisas iam ser fáceis. Porque sou muito exigente, não paro. E exijo dos meus jogadores.

Everton Ribeiro faz tabelinha com Zico, Pet e Juan

O capitão do Flamengo participou de uma conversa com ídolos que já penduraram as chuteiras: Zico, Petkovic e Juan. No papo, Everton lembrou da emoção de ter assistido a um vídeo em que foi muito elogiado pelo Galinho.

– Teve um vídeo em que o Zico estava me elogiando e, atrás de mim, minha família inteira chorando. Poder viver a emoção de levantar essa taça, que ele já levantou, é muito marcante. A taça é mais pesada que eu (risos).

Arão e Vitinho lembram de superação pessoal

William Arão, um dos que está há mais tempo no Flamengo, comentou sobre o fato de em 2019 ter dado a volta por cima. Antes, ele teve momentos de muita cobrança da torcida rubro-negra.

– Estamos em um grande clube, ganhamos bem e temos que ser cobrados sim. Temos que entender. Eu penso assim. Todos que estão no Flamengo têm qualidade, foram escolhidos a dedo. Depois é acreditar, porque tudo passa e uma hora dá certo. Sobre o mister, ele transformou nosso time e até o clube. Somos privilegiados.

Vitinho, outro que teve altos e baixos, comentou sobre como também se firmou como um jogador importante no elenco.

– Meu desejo de estar aqui foi maior do que tudo. Descartei tudo. Nunca imaginava o que aconteceu comigo. O Arão também foi um exemplo de superação para eu mudar o que estava acontecendo. Ainda estou no processo, acredito que ainda posso melhorar. Meu coração anseia por isso.