O apoio das arquibancadas era do tamanho da responsabilidade, e o Fluminense não decepcionou. Diante do lanterna do Brasileirão e com um Maracanã lotado, o Tricolor fez o dever de casa, venceu a Chapecoense por 3 a 0 e assegurou vaga na fase de grupos da Libertadores de 2022.  David Braz, Luiz Henrique e Abel Fernández anotaram os gols na etapa final.

Com o triunfo, os comandados de Marcão encerram sua participação no Brasileiro em sexto lugar com 54 pontos. Só não contavam com um gol do Red Bull Bragantino no fim que manteve os paulistas á frente dos cariocas na tabela. A Chape, por sua vez, foi a lanterna, com apenas 15 pontos.

Como já era esperado, o primeiro tempo foi um verdadeiro ataque contra defesa. O Fluminense se impõs, avançou as linhas, mas esbarrou em um meio de campo pouco criativo, muito por conta do nervosismo que levou a equipe a se precipitar na tomada de decisões. Com isso, exagerou nos cruzamentos. A Chape, formada por garotos, se fechou bem com uma eficiente marcação, mas não deu trabalho ao goleiro Marcos Felipe. (Jogada 10)