Flamengo e São Paulo empataram em 1 a 1 no Maracanã, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro. A equipe paulista começou a partida com um time misto e saiu na frente com gol de Lucas Moura, aniversariante do dia, em sua estreia como titular. Nos acréscimos do segundo tempo, Pedro empatou de pênalti.
Em jogo marcado por protestos da torcida rubro-negra, o clima no Maracanã foi tenso desde o início da partida. Os jogadores do Flamengo entraram em campo ao som de “time sem vergonha”. Antes de a bola rolar, a torcida vaiou Sampaoli, elenco e direção.
Alguns torcedores levaram faixas e cartazes com protestos pela eliminação nas oitavas de final da Libertadores. Desde a derrota para o Olimpia, jogadores e direção têm sido alvos de manifestações pelo mau desempenho em campo.
Este domingo de Dia dos Pais foi ainda mais especial para Lucas Moura. Aniversariante do dia, o atacante do São Paulo fez a primeira partida como titular desde a volta ao futebol brasileiro. No primeiro tempo, Lucas demonstrou sua qualidade ao passar pela marcação do Flamengo e finalizar de fora da área para abrir o placar, marcando o primeiro gol com a camisa do Tricolor neste retorno.
Estreia de James
A partida contra o Flamengo marcou a estreia de James Rodríguez com a camisa do São Paulo. O meia colombiano entrou aos 20 minutos do segundo tempo e se movimentou bastante. O camisa 19 do Tricolor teve boa chance em finalização na área, após jogada de Nestor, mas a bola saiu perto do gol de Matheus Cunha.
Em jogo de alternâncias na primeira etapa, o São Paulo foi para o intervalo com um 1 a 0 no placar, depois de um belo gol de Lucas, aos 37 minutos. A equipe de Sampaoli pouco ameaçou o gol de Jandrei. As melhores chances foram criadas por Bruno Henrique e Arrascaeta, mas o time não concretizou as duas oportunidades que teve.
No segundo tempo, após a entrada de Gerson no intervalo, o Flamengo cresceu no jogo e voltou a pressionar o São Paulo. Com finalizações de Allan de fora da área, o Rubro-Negro tinha a posse de bola, mas não levava muito perigo. O São Paulo se fechou e explorou alguns contra-ataques, mas desperdiçou as chances para matar o jogo, principalmente em um passe de James para Wellington Rato, que perdeu cara a cara com o goleiro.
Luiz Araújo, ex-São Paulo, entrou aos 30 minutos, deu mais gás ao ataque do Flamengo e sofreu o pênalti que Pedro converteu nos acréscimos.
Em alta no São Paulo, atualmente, e supercampeão no Flamengo no ano passado, Dorival voltou ao Maracanã sob grande expectativa. O treinador, que não teve o contrato renovado na Gávea mesmo após vencer Libertadores e Copa do Brasil no ano passado, recebeu o carinho dos jogadores rubro-negros antes de começar a partida.