Mesmo com os objetivos já alcançados na temporada, Grêmio e Corinthians fizeram um bom jogo neste domingo na Arena, em Porto Alegre, pela última rodada do Brasileirão. Melhor para o Timão, que em uma tarde inspirada de Depay venceu por 3 a 0 e conquistou a nona vitória consecutiva no Brasileirão. Yuri Allberto, de pênalti, abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo. Charles, de cabeça, ampliou na segunda etapa e o holandês fechou o placar com um golaço de bicicleta nos acréscimos.
Timão na Liberta, Tricolor na Sula
Já classificado para a Libertadores, o Corinthians termina a competição na sétima posição, com 56 pontos. Mesmo com a derrota, o Grêmio garantiu classificação para a Copa Sul-Americana. O Tricolor terminou em 14º lugar, com 45 pontos. Veja como ficou a classificação do Brasileirão.
Ídolo aposentado
A partida contra o Corinthians foi o último ato de Pedro Geromel no Grêmio. Aos 39 anos, 10 deles vividos no Tricolor, o zagueiro se aposentou neste domingo com direito a diversas homenagens, do tamalho de sua história no clube. Uma exposição sobre a carreira do jogador foi preparada na Arena. Trinta mil máscaras com o rosto de Geromel e 9 mil braçadeiras de capitão foram distribuídas para os torcedores. Substituído aos 21 do segundo tempo, o zagueiro foi ovacionado pela torcida e se emocionou ao receber uma homenagem no campo ao fim do jogo. Geromel disputou 409 jogos pelo clube e conquistou 12 títulos, os principais a Copa do Brasil, a Conmebol Libertadores e a Recopa Sul-Americana.
Artilheiro do Brasileirão
Com o gol na Arena, Yuri Alberto termina o ano como artilheiro do Brasileirão, ao lado de Alerrandro, do Vitória. O camisa 9 marcou 15 gols no Brasileirão e 31 na temporada. Yuri igualou Carlos Tévez, que marcou o mesmo número de gols em 2005, e ficou a um gol do recorde de Deivid em 2002, o jogador com mais gols em uma temporada pelo Timão neste século.
Primeiro tempo
O Corinthians foi melhor no primeiro tempo e foi para o intervalo com vantagem no placar. Com mais posse de bola, o Timão rondou a área gremista com perigo e teve três grandes chances para abrir o placar, a primeira em cabeçada de Cacá, aos 7 minutos. Aos 23, Memphis Depay arriscou de fora da área e obrigou Caíque a espalmar para escanteio. Aos 31, foi a vez de Matheuzinho finalizar rente à trave, após uma jogada de contra-ataque.
O Timão teve um gol anulado aos 35. Após Depay se livrar de Dodi com uma linda pedalada, Garro encontrou Yuri Alberto dentro da área e o camisa 9 chutou entre as pernas de Caíque, mas em posição de impedimento. Mas o gol do artilheiro veio aos 45, em cobrança de pênalti. Yuri foi tocado por Geromel dentro da área. O árbitro não marcou no primeiro momento, mas foi chamado para conferir o lance no VAR e marcou a falta. Na cobrança, o atacante deslocou o goleiro gremista.
O Tricolor chegou apenas uma vez com perigo, aos 40 minutos, em duas finalizações de Diego Costa e Reinaldo, que Hugo defendeu. Os jogadores gremistas ficaram na bronca com a arbitragem por uma suposta falta de Matheuzinho em Soteldo dentro da área aos 16, que a arbitragem não marcou no campo e não foi chamada ao VAR para revisar a possível penalidade.
fonte : GE