No primeiro jogo sem o técnico Vagner Mancini, que acertou com o Corinthians, o Atlético-GO foi à Vila Belmiro, venceu o Santos por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, e quebrou a maior série invicta entre os clubes da Série A. O Peixe, que não perdia há 12 jogos, sofreu com os desfalques e também com as ótimas atuações de Janderson, que fez grandes jogadas, e Chico, autor do gol da vitória goiana. Apesar do revés e do fim da série sem derrotas, o Peixe não perdeu posições na tabela do Brasileirão porque o Palmeiras, que vinha logo atrás, também foi derrotado nesta quarta.
Como fica?
A vitória leva o Atlético-GO aos 21 pontos, cada vez mais longe da zona de rebaixamento, enquanto o Santos se mantém com 24, em sexto lugar.
O brilho de “Chico Son”
Filho de sul-coreanos, Chico entrou na brincadeira da torcida e virou o “Chico Son”, alusão ao jogador do Tottenham. Ao lado do “garçom” Janderson, o camisa 10 falou sobre o bom momento.
O peso dos desfalques
Sem titulares fundamentais como Lucas Veríssimo, Marinho e Soteldo, o Santos sofreu para criar chances mesmo jogando em casa e recorreu à garotada no segundo tempo. A melhor chance só veio no fim, com Marcos Leonardo, que exigiu grande defesa de Jean. O Peixe não perdia desde o início de setembro, com 12 jogos de invencibilidade entre Brasileirão e Libertadores.
Primeiro tempo
O Santos, fazendo valer seu mando de campo, tentou pressionar o Atlético-GO desde o início da partida na Vila Belmiro, mas sofreu para transformar posse de bola e domínio em chances de gol. Quase todas as jogadas de ataque foram criadas pelo lado direito, com cruzamentos de Madson para a área. Lucas Braga, Kaio Jorge, Jean Mota e Arthur Gomes tentavam concluir, mas não conseguiam. Jean Mota, de fora da área, criou a melhor chance para o Peixe, mas Jean fez ótima defesa.
Segundo tempo
Criticado por demorar demais nas substituições, Cuca voltou do intervalo com Lucas Lourenço na vaga de Jean Mota. Apesar de criativo, o garoto foi anulado pela marcação do Dragão, que levou vantagem física em relação aos jovens santistas. Janderson, sempre veloz pela direita, apareceu ao fazer fila em cinco adversários e rolar para Chico acertar lindo chute no ângulo de João Paulo: 1 a 0. Mais Meninos da Vila entraram pelo Peixe: Anderson Ceará, Marcos Leonardo, Tailson e Sandry. Faltou perna, porém, para buscar o empate. Jean salvou o Atlético no fim, em finalização de Marcos Leonardo.
Reforço na Vila
Contratado pelo Santos, mas ainda sem previsão de estreia, Robinho assistiu ao jogo nas cadeiras da Vila Belmiro.
Próximos jogos
O Santos volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Coritiba, às 19h (de Brasília), no Couto Pereira. Já o Atlético-GO recebe o Athletico-PR no mesmo dia e horário, no Estádio Olímpico, em Goiânia. Os dois jogos são válidos pela 17ª rodada do Brasileirão. (Globo Esporte)