Num desempenho acima da média, o Vasco da Gama venceu o  Fluminense  na noite deste sábado (10), no Estádio Nilton Santos (RJ), pela 22ª rodada do Brasileirão. A vitória do Gigante da Colina,  por  por 2 a 0, começou com gol do atacante Vegetti, bastante contestado pela equipe tricolor, sendo complementada com o segundo gol do lateral Victor Luís.

O Tricolor reclamou de um toque na mão de Léo, que deu a assistência, e também de Vegetti, autor do gol. O árbitro Anderson Daronco chegou a rever o lance no monitor, mas manteve a decisão de campo. Na etapa complementar, o Gigante da Colina ampliou a vantagem com Victor Luis.

Com o resultado, o Vasco chegou aos 27 pontos e aparece na décima posição do campeonato. Já o Fluminense permanece com 20, dentro do Z4, na 18ª colocação.

A equipe de Rafael Paiva volta a campo no próximo domingo, às 16h, para enfrentar o Criciúma no Estádio Heriberto Hülse. Já o Tricolor foca nas oitavas de final da Libertadores. O Flu vai encarar o Grêmio na terça-feira, a partir das 19h, no Couto Pereira.

Jogo pegado
Mesmo com menos posse de bola, o Vasco foi a melhor equipe da primeira etapa. O Cruz-Maltino marcou forte e conseguiu ser mais incisivo em relação ao Tricolor, que pouco incomodou.

Assim, conseguiu o gol aos 23 minutos, num lance polêmico. Após cobrança de falta em direção à área, a a bola bateu na mão de Léo e sobrou para Vegetti, que finalizou para o fundo das redes.

Os jogadores do Flu pediram a marcação da infração do zagueiro e também reclamaram de um toque na mão do próprio Vegetti, que fez o gol. O VAR chamou Daronco para rever o lance no monitor, mas ele manteve a decisão de campo.

Na etapa complementar, o jogo mudou de figura. O Vasco se fechou, enquanto o Fluminense trocava passes para furar a zaga vascaína. Nesse cenário, o Tricolor até pressionava e chegava perto da área, mas não conseguia avançar além.

O cenário, então, era favorável ao Vasco, que deu o bote no primeiro vacilo do Flu para ampliar a vantagem. Aos 20 minutos, Fábio tentou sair jogando rápido e fez um lançamento com as mãos para Ganso. No entanto, João Victor estava atento, se antecipou ao meio-campista, recuperou a posse e levantou bola na área para Vegetti. O Pirata finalizou, e o goleiro espalmou na direção de Victor Luis, que completou de cabeça.

O Fluminense sentiu muito o gol e caiu de produção. A equipe de Mano Menezes já não tinha mais a bola como antes e sequer esboçava qualquer tipo de reação. Com direito a “olé” da torcida, o Vasco administrou o resultado com tranquilidade.

FICHA TÉCNICA
VASCO X FLUMINENSE
22ª RODADA – CAMPEONATO BRASILEIRO

🗓️ Data e horário: sábado, 10 de julho de 2024, às 21h30;
📍 Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ);
🟨 Árbitro: Anderson Daronco (RS);
🚩 Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Michael Stanislau (RS);
🖥️ VAR: Daniel Nobre Bins (RS).

  ESCALAÇÕES:

VASCO (Técnico: Rafael Paiva)
Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Victor Luís (Leandrinho); Sforza, Hugo Moura e Mateus Carvalho; Payet, Adson e Vegetti.

FLUMINENSE (Técnico: Mano Menezes)
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa; André, Martinelli (Facundo Bernal/Alexsander) e Ganso; Arias, Keno (Lima) e Kauã Elias.

Fluminense até “martelou”, mas não conseguiu vencer o bloqueio defensivo montado pelo Vasco da Gama (Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC)