Com gol de Vitinho aos 49 minutos do segundo tempo, o Flamengo conquistou o título de campeão carioca de 2020 e fez jus à fama de melhor time do país na atualidade. O segundo jogo da final que movimentou o estádio Maracanã vazio na noite desta quarta-feira (15), não teve as emoções dignas da tradição do FlaxFlu, mas é do Flamengo a hegemonia mais uma vez. Apesar das duas derrotas na decisão – no primeiro jogo perdeu por 2 a 1 -, o Fluminense terminou o Carioca com a impressão de um time em ascensão.
À frente do Flamengo, o técnico Jorge Jesus que pode estar de saída do Rubro Negro nos próximos dias, conquistou cinco de seis títulos que disputou nestas duas últimas temporadas.
A conquista do Campeonato Carioca é a terceira do Flamengo no ano. Anteriormente, a equipe treinada por Jorge Jesus já havia faturado na Recopa Sul-Americana e na Supercopa do Brasil. Jesus segue invicto no Maracanã.
Primeiro tempo
Flamengo e Fluminense fizeram um primeiro tempo equilibrado no Maracanã. Como de costume, o domínio e a vantagem na posse de bola pertenceram ao time rubro-negro, mas o Flu levou bastante perigo em chegadas de Evanílson e Marcos Paulo, por exemplo. O primeiro chutou para fora, enquanto o segundo desperdiçou duas chances: uma por cima do gol e a outra nas mãos de Diego Alves. Com boa partida de Gerson, e a dupla Everton Ribeiro e Arrascaeta um pouco apagada, o Fla assustou com um Léo Pereira chutando sem força e Pedro, na melhor chance do primeiro tempo, tirando tinta da trave de Muriel.
Segundo tempo
O segundo tempo foi bastante parecido com o primeiro, com o Flamengo tomando as ações e o Fluminense reagindo. Mas, à medida que o cronômetro andava, era visível o desgaste físico da equipe de Odair Hellmann, que colocou Felippe Cardoso, Fernando Pacheco e Caiu Paulista para tentar renovar o ar do time. O Fla, que pôs Michael, Vitinho e Diego na reta final, não diminuiu a marcação nem por um instante e chegou ao gol na base da insistência. Aos 49, Vitinho roubou na saída de bola do Flu, carregou até a entrada da área e finalizou de perna esquerda. A bola desviou no meio do caminho e encobriu Muriel. Era o gol do título do Flamengo.
O Flamengo chegou ao seu 36º título de Campeonato Carioca e disparou no ranking dos maiores campeões do Rio de Janeiro. Em segundo, vem o Fluminense, com 31 títulos; depois o Vasco, com 24; e fechando a posição dos quatro grandes, o Botafogo, com 21.
Agora, as duas equipes irão se preparar para a disputa do Campeonato Brasileiro. O Flamengo estreia no dia 9 de agosto contra o Atlético-MG, em casa. Já o Fluminense, na mesma data, vai até Porto Alegre enfrentar o Grêmio.
Jorge Jesus de saída
Ao que parece, o técnico Jorge Jesus tomou uma decisão e deve deixar o Flamengo. Fábio Azevedo, apresentador e comentarista dos canais FOX Sports, forneceu informações durante o Mercado FOX, que no português se despediu do Flamengo com ou sem título do Campeonato Carioca. Somente uma reviravolta pode tirar a ideia do comandante. (Com informações de Fox Sports)