A conquista da permanência na primeira divisão do futebol brasileiro é logo ali para o Cuiabá. Jogando na Arena Pantanal e com o apoio de mais de 6 mil torcedores, o Dourado venceu o Bragantino com gol de Rafael Gava aos 48 minutos do segundo tempo e deu um salto na classificação, voltando para a primeira parte da tabela, em 10º lugar e agora com 38 pontos.
Mais do que vencer e agradar o seu torcedor, o time cuiabano quebrou a invencibilidade de oito partidas do Bragantino que veio com a fama de maior ‘visitante indigesto’ do Brasileirão. O jogo teve dois tempos distintos, com o primeiro sendo dominado amplamente pelo Cuiabá e o segundo equilibrado, onde o goleiro Walter acabou sendo exigido e operou ‘milagres’ para salvar os donos da casa. Os torcedores viveram uma noite de êxtase na Arena Pantanal, por parecer que o sonho está muito vivo. Agora, restam duas vitórias para o Cuiabá garantir sua permanência na elite.
Primeiro tempo
O Cuiabá tomou a iniciativa do jogo apertando o Bragantino no campo de defesa nos momentos iniciais. Com mais posse de bola, o Dourado tinha o controle, mas não criatividade suficiente diante de um adversário que sentia os desfalques e optava pela marcação forte e contra-ataques. A tônica do primeiro tempo foi o Cuiabá atacando e o Bragantino se defendendo, sem conseguir ameaçar.
O Dourado ditava o ritmo da partida, com mais de 60% de posse de bola, mas viu o goleiro Cleiton fazer defesas fáceis. O primeiro bom momento do Cuiabá veio aos 26 minutos, quando em bola cruzada para a área, Paulão meteu a cabeça e a bola passou por cima do travessão, com muito perigo. O Bragantino deu uma resposta rápida no minuto seguinte. Helinho trabalha com Aderlan, parte pelo meio e arrisca de fora da área. Walter faz a defesa.
A grande chance perdida no primeiro tempo, até aqui, saiu de um contra-ataque onde Jenison dominou, após bom lançamento de João Lucas, driblou o goleiro e no momento da finalização o arqueiro se recuperou, esticou todo e espalmou para escanteio. Quase!
Enfim, aos 35, o lance polêmico da partida. Helinho domina na área e tenta o chapéu em Uendel. O árbitro vê toque na mão do lateral do Cuiabá e aponta a marca da cal. Após confirmação do VAR (opinião que não foi a mesma de comentaristas que acompanhavam a transmissão), houve a cobrança. Helinho bate e carimba a trave direita de Walter. A bola volta para o atacante do Bragantino, que empurra para o gol. No entanto, é assinalado dois toques e o lance é impugnado.
Nos instantes finais, o Cuiabá foi pilhado para o ataque, mantendo a pressão. E aos 47 teve outra chance. Max aproveita sobra de bola na entrada da área e arrisca o chute, com perigo para Cleiton.
Segundo tempo
O Cuiabá voltou para o segundo tempo da forma como jogou no primeiro. No ataque. E assim, logo aos 3 minutos, já teve a primeira boa chance. Uendel levanta na área, Jenison desvia no meio da área e Camilo chega cabeceando. A bola passa com muito perigo. Mas, no decorrer da partida, o time visitante cresceu e equilibrou a partida. O jogo ficou quente na Arena.
Aos 7 minutos, o Cuiabá teve um ótimo contra-ataque e uma boa chance desperdiçada. Jenison recupera bola no círculo central, avança sozinho e se enrola com a bola antes da conclusão. Aos 9 minutos foi a vez do Bragantino ter uma chance de ouro. Ítalo recebe na esquerda fica de frente com o goleiro Walter e tenta uma leva cobertura. A bola sai para fora. Por muito pouco o Braga não abre o placar.
Aos 10 minutos, Cuiabá no ataque. Camilo aparece como ponta direito e cruza rasteiro na área. João Lucas finaliza de primeiro de perna esquerda, mas não coloca força e Cleiton defende.
Aos 16 minutos, foi a Pepê ter sua chance. Ele recebe cruzamento e desvia. A bola passa na boca do gol. Quase! O jogo seguiu movimentado com as duas equipes procurando o gol, mas faltava a boa finalização de ambos.
Aos 36 minutos, Walter salvou o Cuiabá. Aderlan vai na linha de fundo e cruza na área. Ytalo não alcança, mas Pedrinho chega batendo de primeira e Walter faz milagre com o pé esquerdo. Aos 37 minutos, de novo o Bragantino. Aderlan cruza na área de novo, Realpe fura na primeira tentativa e a bola sobra com Pedrinho. O meia finaliza com desvio e Walter sai para agarrar a bola.
Aos 40, Rafael Gava levanta na área, Elton domina bonito no peito e enche o pé. A bola passa por cima do travessão. Aos 44, o Cuiabá teve uma falta a favor. Rafael Gava cobra falta com categoria, e Cleiton voa para fazer ótima defesa.
E quando a partida parecia se encaminhar para o empate, veio o gol do Dourado. Felipe Marques tabela com Elton, invade a área e toca para trás. Rafael Gava finaliza de primeiro e balança a rede. Cuiabá abre o placar: 1 a 0. Isso aos 49 minutos.
No finalzinho o Bragantino avançou com todos os homens (incluindo o goleiro) na cobrança de escanteio, mas Walter apareceu e fez uma grande defesa na cabeçada de Realpe. E o jogo ficou nisso. Grande festa na Arena Pantanal com a vitória do Cuiabá.
Com a vitória, o Cuiabá chegou aos 38 pontos e saltou para a 10ª posição. Já o Bragantino permaneceu com 49 tentos ainda no G-4 do Brasileirão.
Veja os melhores momentos
Próximos jogos
O Cuiabá não terá muito tempo para descansar. O Dourado volta a campo pelo Brasileirão nesta quinta-feira (04), para enfrentar a Chapecoense em jogo antecipado da 31ª rodada e que acontecerá às 20 horas (horário de MT), na Arena Pantanal. Já o Bragantino recebe o Athletico Paranaense em duelo marcado para o próximo domingo às 15 horas (hora de MT), no estádio Nabi Abi Chedid.
CUIABÁ 1 x 0 BRAGANTINO
Campeonato Brasileiro – 29ª rodada
Arena Pantanal – Cuiabá (MT)
Cuiabá: Walter, João Lucas, Paulão, Alan Empereur e Uendel; Yuri Lima, Camilo (Felipe Marques 20/2º), Pepê (Uillian Correia 28/2º) e Max (Rafael Gava 28/2º); Jenison (Elton 14/2º) e Clayson (Jonathan Cafu 28/2º). Técnico: Jorginho
Bragantino: Cleiton, Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Weverson (Realpe 12/2º); Luciano (Guilherme 24/2º), Eric Ramires, Helinho (Gabriel Novaes 39/2º) e Ytalo; Alerrandro (Pedrinho, intervalo) e Cuello. Técnico: Mauricio Barbieri
Gol: Rafael Gava (48/2º)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Hugo Sávio Xavier Correa (GO)
Cartões amarelos: Weverson, Alerrandro (BRA); Auremir*, João Lucas (CUI)
(*No banco de reservas)
Confira a classificação atualizada (obs: sem computar resultado do jogo Corinthians x Chapecoense)
Veja a festa da torcida nas arquibancadas