O Corinthians está na semifinal da Copa do Brasil! Na noite desta quarta-feira, na Neo Química Arena, sob os olhares atentos do astro Memphis Depay, apresentado à torcida antes da partida, o Timão venceu o Juventude por 3 a 1 com um gol de André Ramalho nos acréscimos, virou o mata-mata das quartas de final (perdeu no Sul por 2 a 1) e segue vivo no torneio nacional. Zé Marcos, contra, e Romero fizeram os outros gols dos donos da casa. Hugo Souza, contra, marcou para o time de Caxias do Sul. Ao longo dos 90 minutos mais acréscimos, o Corinthians mostrou sua maior essência: não desistir. E por isso foi premiado a segundos do fim com um gol de cabeça que fez explodir a torcida na arquibancada.
E agora?
Classificado à semifinal, o Corinthians aguarda o time que passar do duelo entre Flamengo e Bahia, nesta quinta-feira, para conhecer o adversário na próxima fase. No jogo de ida, em Salvador, o time carioca venceu por 1 a 0.
Primeiro tempo
Corinthians e Juventude fizeram um primeiro tempo tenso e movimentado na Neo Química Arena. Depois de um início parado por muitas faltas, o Timão começou a aumentar o ritmo, especialmente com Garro na criação e Romero aberto pelo lado direito. Aos 28 minutos, o camisa 11 fez 1 a 0 em Itaquera, num chute cruzado, para igualar o placar agregado do duelo da Copa do Brasil. O Juventude tentou responder logo no minuto seguinte: Lucas Barbosa chegou a empatar após disputa com Hugo Souza, mas o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães foi recomendado pelo VAR a analisar o lance no vídeo, e a decisão foi pela anulação, por falta no goleiro alvinegro.
Já aos 40 minutos, o camisa 1 do Timão se atrapalhou com Zé Marcos em cobrança de escanteio fechada de Alan Ruschel e acabou mandando para dentro do próprio gol. Após quase quatro minutos de paralisação, o juiz foi chamado pelo VAR, para analisar se houve falta de Zé Marcos em Fagner na origem do lance. A decisão de Wagner do Nascimento foi por confirmar o gol dos visitantes. Yuri Alberto ainda teve grande chance para fazer o segundo do Corinthians já nos acréscimos, mas mandou para fora.
Segundo tempo
A etapa final começou com o Corinthians sufocando o Juventude no campo de defesa. Sob o comando de Garro, o principal articulador da equipe, o Timão martelou em busca do segundo gol. Tentou com Charles, Yuri Alberto, Coronado, de longe, de novo com Charles, de novo com Yuri, e até com Garro. Mas em todas elas parou no goleiro Gabriel, que vivia grande noite. Depois dos 30 minutos, o Juventude conseguiu sair um pouco do sufoco e quase marcou. Jadson, em chute de fora da área, assustou Hugo Souza. Mas o Timão logo recuperou o ímpeto e chegou ao segundo gol numa falha da zaga do time gaúcho.
Aos 36, Garro arriscou chute, Gabriel foi mal na bola e espalmou errado. Ela bateu na trave, e Zé Marcos colocou contra o próprio gol. Até os acréscimos, o Corinthians não desistiu da virada ainda no tempo normal. Aos 51 minutos, faltando poucos segundos para o apito final, André Ramalho subiu de cabeça após escanteio e fez o terceiro, o gol da classificação às semifinais. E justamente um lance depois de a zaga do Juventude salvar em cima da linha um toque de Yuri Alberto. Vaga merecida ao time que não desistiu nenhum minuto sequer.
Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no próximo fim de semana, pelo Brasileirão. No sábado, às 21h, o Corinthians visita o Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O Juventude, por sua vez, joga no domingo, às 16h, contra o Fluminense, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. (GE)