O time da casa fez valer o mando e venceu o Corinthians por 2 a 1, pela 36ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Fla mantém a perseguição ao líder Internacional, que está um ponto na frente na tabela do campeonato. Willian Arão abriu o placar no Maracanã, Léo Natel empatou ainda no primeiro tempo e Gabigol garantiu os três pontos para o lado rubro-negro no segundo tempo.

Final antecipada

O torcedor do Flamengo teve que se virar para acompanhar dois jogos nesse domingo. Enquanto o Fla jogava no Maracanã, o Inter estava em campo a poucos quilômetros dali, em São Januário, para enfrentar o Vasco. No final, rubro-negros e colorados venceram, o que torna a próxima rodada, o confronto direto entre os dois, uma verdadeira final antecipada. O líder tem 69 pontos contra 68 do segundo colocado. Data, hora e local do duelo já estão marcados: Domingo, 16h (de Brasília), no Maracanã.

O resultado é crucial para o Flamengo, que mantém suas chances de título e segue dependendo só de si para ser campeão, enfrentando o Internacional em um duelo direto no próximo domingo, novamente no Maracanã.

O Flamengo começou a partida se impondo desde o início contra a “retranca” do Corinthians, que atuava com os 10 homens de linha atrás do meio-campo. E foi numa bola parada, aos 10 minutos de jogo, que o rubro-negro abriu o placar com William Arão, de cabeça.

Mas a alegria do Fla durou pouco, já que aos 20 minutos o Corinthians encaixou um contra-ataque, Araos colocou Léo Natel na cara do gol e o atacante empatou a partida no Maracanã.

No segundo tempo, o jogo seguiu a mesma toada, com o Flamengo dominando a posse de bola e as ações ofensivas.

Até que aos 12 minutos da etapa final, Gabigol recebeu passe de Everton Ribeiro na pequena área e só encostou para o fundo das redes.

A comemoração não foi imediata, já que o assistente de arbitragem havia assinalado impedimento no lance. Porém, após checagem do VAR em longos 3 minutos, o gol foi validado, apesar de a imagem ainda gerar dúvidas quanto a posição do atacante no replay.

O resultado é crucial para o Flamengo na busca pelo título do Brasileirão. A equipe de Rogério Ceni mantém a vice-liderança e vai a 68 pontos, só um atrás do líder Internacional.

Agora, Fla e Inter se enfrentam no próximo domingo, no Maracanã, num confronto direto que pode valer o título do Brasileirão de 2020.

Já o Corinthians segue em 9º com 49 pontos e segue com esperanças de conseguir uma vaga na pré-Libertadores caso exista um G-8 no Brasileirão.

Miguel Schincariol/Getty Images

100 vezes Gabigol

O jogo deste domingo foi igual a muitos outros de Gabigol no Flamengo, com gol do atacante e vitória rubro-negra. Ou seria, não fosse uma marca especial para o camisa 9: ele chegou a 100 jogos pelo time e foi homenageado no Maracanã. Para comemorar, fez o gol que deu a vitória ao time da casa e manteve vivo o sonho do título.

Derrota de poucas chances

Pelo lado do Corinthians, o jogo foi de cautela, poucas chances, e acabou com a derrota. O time paulista aceitou o domínio do Flamengo, não fez questão da bola e apostou todas as fichas nos contra-ataques. Até conseguiu um gol, mas saiu do primeiro tempo com apenas duas finalizações. Ao fim do jogo, o número subiu para nove, mas foram poucas as vezes em que o goleiro Hugo precisou trabalhar.

Léo Natel marcou em uma rara chance do Corinthians

Léo Natel marcou em uma rara chance do Corinthians (Foto: André Durão)

Últimas fichas pela Libertadores

Agora, o Timão tem duas decisões, uma de cada vez, no sonho de jogar a próxima Copa Libertadores. A equipe está um ponto abaixo do Santos, que soma 50 e está na oitava colocação. Posição que, no momento, devido à final da Copa do Brasil, dá vaga no torneio internacional. O próximo jogo é contra o Vasco, no domingo, em casa. Depois, o adversário será o Inter, fora, pela última rodada. Além de Corinthians e Santos, Bragantino e Athletico-PR também estão de olho no oitavo lugar.

Ficha técnica

Flamengo 2 x 1 Corinthians

GOLS: Arão e Gabigol (FLA); Léo Natal (COR)

 CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Mendez, Gil e Fabio Santos; Xavier (Luan) e Cantillo (Ramiro); Otero (Roni), Araos (Jô) e Gustavo Mosquito (Gabriel Pereira); Léo Natel Técnico: Vagner Mancini

 FLAMENGO: Hugo; Isla, Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Diego (Gustavo Henrique), Gerson (Pepê) e Everton Ribeiro; Gabigol (Pedro), Arrascaeta (Michael) e Bruno Henrique (Vitinho). Técnico: Rogério Ceni  (Globo Esporte/ESPN)