O Grêmio conseguiu ótimo resultado na noite desta terça-feira (4/7), em Salvador. No duelo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil, fez um jogo errático e saiu atrás no placar, gol de Everaldo no início do segundo tempo. Porém, mesmo sem Suárez (sentiu lesão ainda no aquecimento) e mal em campo, sufocou nos minutos finais e arrancou o empate aos 49 minutos, com Cuiabano. Dessa forma, o 1 a 1 teve sabor de vitória.

O jogo da volta será no dia 12/7, às 19h (de Brasília), na Arena do Grêmio. Assim, com o resultado, quem vencer avança para a fase semifinal. Já o empate leva a decisão para os pênaltis. O vencedor deste duelo vai encarar Flamengo ou Athletico (que fazem a ida nesta quarta-feira, no Maracanã).

Primeiro tempo modorrento

O Grêmio entraria com força máxima. Entraria. Afinal, no aquecimento no gramado minutos antes do jogo, Suárez sentiu o joelho e foi substituído por Vina. Dessa forma, nos primeiros 25 minutos, o  Grêmio administrou o jogo, praticamente com a mesma posse de bola (Bahia 51%) e evitando as investidas do time da casa. Contudo, no ataque, pouco produziu. Mas depois de um chute perigoso de Cauly que obrigou o goleiro Gabriel Grando a espalmar para escanteio, os baianos acordaram a sua torcida e começaram a dominar.

Bahia abre vantagem

Cauly, que se lesionou no único chute perigoso do primeiro tempo, saiu no intervalo para a entrada de Mugni. E o Bahia se deu bem no primeiro ataque. Aos dois minutos, encaixou contra-ataque pela esquerda. Com a defesa gremista aberta, Ademir invadiu a área e tocou para Everaldo fazer 1 a 0 para os donos da casa. O Bahia seguiu melhor até os 30 minutos. Inclusive, quase ampliou num chute de Ademir por cima do gol de Grando.

Renato faz mudança tripla na reta final e Grêmio empata

Contudo, quando Renato Gaúcho mudou o esquema de três zagueiros e entrou com Ferreirinha e Cuiabano, além de André e o time cresceu. Assim, passou a rondar a área do Bahia e empatou aos 49. Bitello iniciou a jogada em que Reinaldo foi ao fundo pela esquerda e cruzou para Cuiabano empatar um jogo que parecia perdido.

BAHIA 1×1 GRÊMIO

Jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil
Data 4/7/2023
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Público:38.153
BAHIA: Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Gabriel Xavier e Chávez; Acevedo, Rezende e Cauly (Lucas Mugni,Intervalo); Ademir (Ryan, 32’/2ºT) , Kayky (Diego Rosa, 41’/2ºT) e Everaldo (Everton, 41’/2ºT). Técnico: Renato Paiva.
GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Kannemann (Ferreirinha, 30’/ 2ºT) e Bruno Alves; João Pedro (Gustavo Martins, 50’/2ºT), Villasanti, Carballo (Nathan, 35’/2ºT), Bitello e Reinaldo; Cristaldo (Cuiabano, 30’/2ºT) e Vina (André, 30’/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.
Gols: Everaldo, aos 2′ do 2ºT (1-0); Cuiabano, aos 49′ do 2ºT (1-1)
Árbitro: Ramón Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Rodolpho Toski Marques (SC)
Cartões amarelos: Chávez, Diego Rosa, Lucas Mugni, Kanu (BAH); Villasanti (GRE) (Jogada 10)