O Palmeiras é o campeão do Brasileirão 2022, de forma antecipada. Para garantir o décimo primeiro título nacional de sua história, o Verdão contou com a vitória do América-MG por 1 a 0 sobre o Internacional, na tarde desta quarta-feira, no estádio Independência. O gol da vitória americana foi anotado pelo ex-jogador do Cuiabá, o meia Alê, de cabeça, no segundo tempo. Alê ficou conhecido em Mato Grosso ao integrar a equipe do Dourado que subiu da Série C para a Série B em 2018.

A torcida palmeirense já esperava o título nesta rodada. Assim, houve grande torcida para o América diante do Inter. Dessa forma, o Verdão entrará em campo para enfrentar o Fortaleza, nesta quarta-feira, já com o título de campeão garantido.

Torcedores do Palmeiras espalhados pelo Brasil se concentraram para assistir à partida de Minas Gerais e, ao final, fizeram a festa regada a muito chope e queima de fogos. Grandes grupos se concentraram nas avenidas principais do país para comemorar. E acontece o de costume: carreatas e buzinaço pelas ruas.

A equipe palmeirense enfrenta o Fortaleza nesta quarta-feira e  volta a campo no próximo domingo pelo Brasileirão diante do Cuiabá em partida válida pela 36ª rodada.

Com o resultado, o Internacional, com 64 pontos, ficou no segundo lugar mas pode ser ultrapassado pelo Flamengo, caso o Rubro-Negro vença o Corinthians nesta quarta-feira. Já o América subiu para o nono lugar, com 49 pontos e ainda sonha com uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores.

América volta a vencer

Pouco efetivo no ataque, o Colorado parou em Matheus Cavichioli durante todo o jogo, principalmente Alan Patrick, que perdeu um pênalti, defendido pelo goleiro. O meia Alê, na reta final do segundo tempo, marcou de cabeça após cobrança de escanteio e garantiu o triunfo do Coelho.

O América-MG iniciou a partida dominante. Henrique Almeida teve duas oportunidades para abrir o placar. Keiller defendeu a primeira e Vitão tirou a segunda quase em cima da linha. Aos poucos, o Inter começou a entrar no jogo e equilibrar as ações. Aos 18, Moledo sofreu pênalti de Alê. Alan Patrick bateu, mas Cavichioli defendeu. No rebote, o camisa 10 tentou novamente, mas o goleiro do Coelho voltou a brilhar. O meia não se abateu e ainda teve outra oportunidade após jogada individual, mas a finalização acabou desviada e saiu. Pouco antes do fim do primeiro tempo, aos 42, Conti cabeceou para baixo, mas Keiller fez novo milagre.

Segundo tempo

Já no segundo tempo, o técnico Mano Menezes jogou o time para frente ao tirar Edenílson e colocando o meia-atacante Maurício. Mas foi o América que chegou com mais perigo, finalizando duas vezes para fora. Aos 19 minutos, Alemão tabelou com Alan Patrick e saiu na cara do gol de Cavichioli, mas acabou acertando a trave. Contudo, foi o Coelho que acabou abrindo o placar com Alê, após cobrança de escanteio.

AMÉRICA-MG X INTERNACIONAL

35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 02/11/2022
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Público presente: 23.835
Renda: R$ 1.066.087,00
AMÉRICA-MG: Cavichioli; Cáceres (Arthur, aos 39′ do 2ºT), Conti, Éder (Ricardo Silva, aos 17′ do 2ºT) e Marlon; Juninho, Benítez (Lucas Kal, aos 39′ do 2ºT) e Alê; Everaldo (Aloísio, aos 26′ do 2ºT), Felipe Azevedo e Henrique Almeida (Wellington Paulista, aos 17′ do 2ºT). Técnico: Vagner Mancini
INTERNACIONAL: Keiller; Bustos, Rodrigo Moledo, Vitão e Renê; Johnny, Edenilson (Maurício, no Intervalo), Carlos de Pena (Lucas Ramos, aos 44′ do 2ºT), Alan Patrick (David, aos 32′ do 2ºT) e Wanderson (Pedro Henrique, aos 23′ do 2ºT); Alemão (Braian Romero, aos 23′ do 2ºT). Técnico: Mano Menezes
Gols:  Alê, aos 30′ do 2ºT 
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ-FIFA)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)