Apesar dos desfalques de nomes como Lewandowski e Dembélé, o Barcelona conseguiu derrotar o Real Madrid no Santiago Bernabéu, por 1 a 0, no jogo de ida da semifinal da Copa do Rei. O gol da partida foi marcado contra por Éder Militão, aos 26 minutos do primeiro tempo, em jogada com falha de Camavinga e força física de Kessié dentro da área. O time culé foi valente na marcação durante todo o restante do jogo e segurou o resultado que dá vantagem para a volta.
Intransponível
Os desfalques e o confronto fora de casa fizeram com que Xavi levasse um Barcelona de proposta mais defensiva. Assim como ocorreu na final da Supercopa da Espanha, conquistada em cima do Real, em janeiro, Araújo foi deslocado para a lateral direita e constantemente dobrava a marcação em cima de Vinicius Junior junto com Koundé ou com Raphinha. Quem brilhou também foi De Jong, dono do meio de campo ganhando dez disputas em campo.
O Real Madrid teve espaço para avançar, mas não conseguiu ultrapassar a defesa adversário. Resultado disso foram os 65% de posse de bola, mas nenhuma das 13 finalizações tiveram a direção do gol.
Anulado
Apesar da proatividade de Modric, o jogo do Real passou novamente muito por Vinicius Junior. O brasileiro não teve boa atuação, chamando mais atenção sendo sintoma do clima quente da partida. No primeiro tempo, agarrou-se com De Jong e foi punido com cartão amarelo por praticamente aplicar um golpe de judô no oponente. Na segunda etapa, devolveu uma trombada de Gavi sem deixar de discutir com o adversário.
Próximos jogos
A segunda partida da semifinal será disputada no dia 5 de abril, no Camp Nou. O Barcelona tem a vantagem do empate. Vale lembrar que não há a regra do gol fora de casa, ou seja, estando o placar agregado igualado, entram em cena a prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis. Os dois times voltam a campo no domingo pela LaLiga. O Barcelona, líder do Campeonato Espanhol, recebe o Valencia, e o Real Madrid, vice-líder, visita o Betis. Os rivais estão separados por sete pontos na tabela. (GE)