Flamengo comemora título da Libertadores contra o Palmeiras - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

O Flamengo vira a chave após conquistar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro e passa a mirar o próximo desafio da temporada: a Copa Intercontinental.  A equipe rubro-negra abre sua participação no torneio nesta quarta-feira (10), às 14h (de Brasília), quando enfrenta o Cruz Azul, pelas quartas de final. Todos os jogos da fase final da competição serão disputados no Estádio Al Rayyan, em Doha, no Catar.

O duelo é chamado de Dérbi das Américas, encontro que reúne o campeão da Libertadores e o vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf. Será a primeira vez que o time carioca e a equipe mexicana medem forças em um jogo oficial.

A equipe de Filipe Luís chega embalada pelos títulos sobre Palmeiras, na final da Libertadores, e pela campanha que selou a conquista do Brasileirão de 2025. Agora, a missão é abrir caminho rumo à decisão intercontinental — disputada este ano em um novo formato.

Com a mudança adotada pela Fifa, o campeão europeu avança diretamente para a final. O Paris Saint-Germain, que levantou a Champions pela primeira vez, aguarda o adversário em busca de seu primeiro título mundial.

O torneio teve em 2024 a decisão entre Real Madrid e Pachuca, vencida pelos espanhóis por 3 a 0, em Doha. O representante brasileiro na ocasião, o Botafogo — então campeão da Libertadores — acabou caindo logo na estreia diante dos mexicanos.

Para reencontrar um europeu na final, o Flamengo precisa superar dois obstáculos. O primeiro é o Cruz Azul. Em caso de classificação, o time encara o Pyramids no jogo conhecido como Copa Challenger, marcado para sábado (13), às 14h.

A equipe egípcia já percorreu um caminho mai s longo no torneio: derrotou o Auckland City, da Nova Zelândia, por 3 a 0, e o Al-Ahli, da Arábia Saudita, por 3 a 1, ambos em setembro.

A decisão da Copa Intercontinental está agendada para o dia 17 de dezembro, também às 14h, quando o PSG aguarda seu rival.

Filipe Luís, técnico do Flamengo, com o troféu da Libertadores • Adriano Fontes/Flamengo
Filipe Luís, técnico do Flamengo, com o troféu da Libertadores • Adriano Fontes/Flamengo

Participantes da Copa Intercontinental 2025

  • PSG (França) – campeão da Champions League da Europa
  • Flamengo (Brasil) – campeão da Libertadores da América
  • Cruz Azul (México) – campeão da Concacaf
  • Pyramids (Egito) – campeão africano
  • Al-Ahli (Arábia Saudita) – campeão asiático (já eliminado)
  • Auckland City (Nova Zelândia) – campeão da Oceania (já eliminado)

A diferença entre Mundial e Intercontinental

Enquanto a Copa Intercontinental acontece anualmente, o Mundial de Clubes é realizado a cada quatro anos, sempre um ano anterior da Copa de seleções.

O Mundial de Clubes é realizado em uma única sede — os EUA sediaram a primeira edição. Já o Intercontinental possui um formato com diversas sedes. Em 2024, os dois primeiros jogos foram realizados nos países dos times mandantes. As quartas, a semi e a final aconteceram no Catar.

O número de participantes também muda. No Mundial, são 32 times, enquanto no Intercontinental apenas os campeões continentais daquele ano participam, totalizando seis equipes.

O duelo terá transmissão da TV Globo, SporTV, CazéTV, Ge TV e Fifa+.

Onde assistir a Cruz Azul x Flamengo

  • TV: TV Globo e SporTV
  • Streaming: CazéTV, Ge TV e Fifa+

Ficha técnica de Cruz Azul x Flamengo

  • Data: 10/12/2025
  • Horário: 14h (de Brasília)
  • Local:Estádio Al Rayyan, em Doha, no Catar
  • Rodada: Quartas de final  (CNN)

Por Maciel Jr