Festa e celebração. Embalado pela torcida desde antes de entrar no estádio – com torcedores e jogadores no teto do ônibus – o Botafogo foi festejado o tempo inteiro. Dentro de campo o primeiro tempo não foi de grandes emoções, exceto pela expulsão de Índio, do Guarani, aos 36 minutos. Na etapa final, o Guarani abriu o placar com Ronaldo Alves, mas viu o Botafogo virar com Marco Antônio e Rafael Navarro, e empatou com Lucão do Break.
É Campeão
Depois do apito final, foi o momento da concretização de toda a festa no Nilton Santos. Os jogadores do Botafogo perfilaram para receber as medalhas e até mesmo os jogadores que não chegaram a jogar estiveram por lá. Depois de todos do elenco receberem a medalha de campeão da Série B, foi a vez de Joel Carli e Kanu erguerem o troféu. O Botafogo é o campeão da Série B e espera não voltar para a competição nunca mais.
Festa desde o início
Depois do apito final, Kanu e Carli ergueram a taça de campeão da Série B, mas a verdade é que a festa já estava acontecendo nos arredores do Nilton Santos mesmo antes de o time chegar. Mais de 30 mil botafoguenses foram ao estádio e boa parte deles recebeu o clube fazendo uma festa incrível na chegada do ônibus ao estádio. Os torcedores mais empolgados subiram no teto do ônibus, abriram a escotilha que dá para o interior e viram Chay e Rafael Navarro subirem para curtir o clima também.
Artilheiros do Botafogo marcam
Para fechar o ano de maneira simbólica, nada como os gols do Botafogo terem sido marcados pelos dois maiores artilheiros do clube na competição. No primeiro gol, que empatava a partida, Marco Antônio se isolou como vice-artilheiro do Bota na Série B, chegando a nove gols e passando Chay e Diego Gonçalves.
A virada no placar – momentânea – foi com o centroavante Rafael Navarro, que chegou ao 15º dele na competição e ficou a dois do artilheiro da Série B.
Como ficou a Série B?
O título e o acesso do Botafogo já estavam garantidos. Junto dele já se sabia também que estariam Coritiba e Goiás. Mas a briga era para saber quem ficaria com a quarta e última vaga, além das definições dos rebaixados para a Série C. O Guarani poderia garantir o acesso, mas precisava vencer e torcer para tropeços de Avaí, CSA e CRB, o que não aconteceu, já que o time catarinense venceu de virada e terminou a competição em quarto lugar.
SUBIRAM PARA A SÉRIE A: Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí.
SEGUEM NA SÉRIE B: CSA, Guarani, CRB, Náutico, Vila Nova, Vasco, Ponte Preta, Operário, Brusque, Cruzeiro, Sampaio Corrêa e Londrina.
CAÍRAM PARA A SÉRIE C: Remo, Vitória, Confiança e Brasil de Pelotas.