Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, entre 2019 e 2021, foram registrados mais de 47 mil óbitos pela doença. No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência do câncer de próstata, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. Neste ano, de acordo com o Inca, são estimados mais de 65 mil novos casos do câncer em questão.
Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro civil Juares Samaniego, é muito importante abraçar causas como a do Novembro Azul, que tem como principal objetivo salvar vidas. “O Crea-MT desenvolve campanhas dessa natureza todos os meses. Muitas surtem efeitos por serem propagadas não só entre os funcionários e profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, mas também ao ser disseminada na sociedade civil organizada de modo geral”, disse Samaniego.
De acordo com a gerente de Infraestrutura e Logística do Crea Mato Grosso, Adriana Imbriani, ao buscar os serviços do Crea-MT, de imediato, os profissionais e a sociedade vão se deparar com a ação de duas formas: ao entrar no atendimento, e após as 18h, ao passar pela avenida e ver a fachada iluminada de azul. “Isso faz a diferença, propondo o repasse dessa conscientização”, finalizou.
Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata
Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.