Com um empate técnico entre os candidatos Abílio Júnior (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB), conforme a última pesquisa do Ibope que apontou 50% para cada um, o quadro está totalmente indefinido para as eleições em Cuiabá, neste domingo (29). A expectativa é de uma apuração emocionante com disputa voto a voto. Nada menos que 378 mil eleitores estão aptos a votar e decidir o destino da administração municipal nos próximos quatro anos.

Na reta final das eleições, Abílio Júnior e Emanuel Pinheiro (MDB) investem no corpo-a-corpo neste sábado, último dia de campanha eleitoral, a fim de buscar os votos de mais eleitores na Capital, incluindo os que votaram em branco e anularam o voto no primeiro turno.

Emanuel fez uma carreata intitulada “Vira Cuiabá” na tarde deste sábado. Já o candidato Abílio fez a “Carreata da Vitória Contra a Corrupção”, com concentração na Praça das Bandeiras, em frente ao Pantanal Shopping, a partir das 17h30.

Ambos os candidatos estão autorizados a pedirem voto até às 22h de hoje, segundo o calendário da Justiça Eleitoral. O segundo turno ocorre neste domingo, das 7h até às 17h. Na maioria das pesquisas eleitorais, Abílio aparecia liderando as intenções de voto e já afirmou que tem expectativa de vencer neste domingo.

Ainda há indecisos

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 378.097 eleitores estão aptos a votarem em Cuiabá. Segundo a última pesquisa Ibope, divulgada na sexta-feira, 11% dos eleitores seguem indecisos ou disseram que votarão em branco ou nulo.

Esses 11% significam pouco mais de 41 mil eleitores. Considerando o contingente significativo de abstenção, que no primeiro turno chegou a 22%, o resultado da eleição deve estar nas mãos de pouco mais de 30 mil eleitores.

Pesquisa Ibope

Segundo o instituto Ibope, os dois candidatos têm 50% dos votos válidos, quando são desconsiderados os votos brancos, nulos e quem não respondeu. Os dados foram divulgados pela TV Centro América, na noite desta sexta-feira (27).

Já na estimulada, ambos têm 45%. Brancos e nulos somam 8%. Já 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A soma dos percentuais podem dar mais que 100% em decorrência dos arredondamentos.

A pesquisa foi realizada com 602 entrevistados no período de 25 a 27 de novembro. A pesquisa é quantitativa e realizada em entrevistas por meio de telefones. O intervalo de confiança é de 95%. Esses dados foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-09681/2020.