Neste sábado (9) o Atlético-MG voltou a triunfar no Campeonato Brasileiro. Jogando diante da sua torcida, no Mineirão, pela rodada 25, o clube mineiro venceu o Ceará por 3 a 1 e abriu 14 pontos de vantagem na liderança da competição. Assim como contra a Chapecoense, o Atlético entrou em campo com muitos desfalques: Junior Alonso, Guilherme Arana e Alan Franco (convocados para as eliminatórias), e ainda Mariano e Eduardo Vargas, ambos no departamento médico.
Na escalação, a principal mudança foi a presença de Zaracho como titular na meia, enquanto Nacho Fernández começou no banco de reservas, assim como Diego Costa que voltou a ser relacionado após se recuperar de lesão.
O primeiro tempo começou com os donos da casa tendo um pênalti marcado a seu favor, mas que logo em seguida foi anulado pelo VAR. Aos 16 minutos, Zaracho abafou saída de bola do goleiro do Ceará Richard e, num primeiro momento, o árbitro assinalou a penalidade.
Porém, após revisão junto ao VAR, o pênalti foi anulado e o jogo seguiu no Mineirão.
O Atlético-MG, que começou o jogo melhor, manteve a superioridade e teve as melhores oportunidades do primeiro tempo. A chegada mais perigosa do Vozão foi com Vina, aos 30 minutos, em lance que terminou com grande defesa de Éverson.
Foi então que, no lance seguinte, aos 31 minutos, o clube mineiro abriu o placar. Jair tocou para Hulk, que puxou contra-ataque e estufou as redes no Mineirão, fazendo o 1 a 0.
Aos 33 minutos, Tiago Nunes, técnico do Ceará, foi expulso de campo. O treinador levou o cartão amarelo por reclamação após o gol do Atlético.
Nos acréscimos, o Atlético teve um segundo pênalti marcado a ser favor, que desta vez foi confirmado com o VAR e tudo. O zagueiro Messias fez falta em Jair dentro da área e houve a penalidade.
Hulk assumiu a responsabilidade e marcou o seu segundo gol no jogo, aos 54 minutos do primeiro tempo. O camisa 7 deslocou Richard, que pulou para o lado contrário e não conseguiu efetuar a defesa.
No segundo tempo, o Atlético-MG manteve a dominância e chegou com perigo mais vezes no jogo. Aos 12 minutos, Dylan Borrero quase marcou um golaço de cobertura, foi por pouco.
Aos 41 minutos, Diego Costa encerrou a sua volta aos gramados em grande estilo e marcou o 3º do Atlético-MG. O camisa 19 recebeu cruzamento milimétrico de Nacho e marcou, fazendo o 3 a 0.
Aos 48, ja nos acréscimos, Gabriel Lacerda marcou para o Ceará e descontou, após fazer de cabeça, fechando o jogo em 3 a 1.
Aos 17 minutos, Cuca fez as primeiras mudanças no Galo, uma delas a entrada de Diego Costa, que voltou a campo após perder alguns jogos por lesão. O atacante se machucou no jogo de ida da semi da Conmebol Libertadores contra o Palmeiras, no dia 21 de setembro.
Atlético-MG e Ceará se enfrentaram no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro
Com o resultado, o Atlético-MG voltou a vencer no Brasileiro após o tropeço contra a Chape e chegou ao 17º seguido sem derrota na competição. A última vez que o clube mineiro perdeu foi no dia 27 de junho, contra o Santos, pela rodada 7.
O Ceará, por sua vez, somou o seu segundo jogo consecutivo sem vitória na disputa e ainda deu fim a uma sequência invicta de três partidas.
Situação do campeonato
Com mais três pontos somados, o Atlético foi a 53 e segue firme e forte na liderança do Brasileirão, agora 14 pontos à frente de Flamengo (2º), Palmeiras (3º) e Fortaleza (4º), os três com 39 pontos, e que ainda entram em campo na rodada.
É importante ressaltar que, enquanto o Galo ainda tem um jogo a menos, assim como o Alviverde. Os cariocas, por sua vez, ainda têm três jogos a cumprir por rodadas atradas.
Já o Vozão, segue em 13º, com 29 pontos, fora da zona de classificação para a Copa Sul-Americana, e ainda pode perder posições na tabela de acordo com os demais resultados da rodada.
O cara: Hulk
Artilheiro do Atlético-MG no ano, o camisa 7 voltou a marcar na temporada após uma “seca” que durou cinco jogos e fez bonito no Mineirão. Com seus dois gols, o atacante encaminhou a vitória ainda no primeiro tempo e chegou à marca de 10 gols marcados em 23 jogos e se isolou na artilharia do Brasileirão.
Ceará segue como pior visitante
Com a derrota, o clube nordestino somou o seu 11º tropeço fora de casa no Brasileiro e segue como o pior visitante da atual edição. Em 11 jogos, o clube não somou nenhuma vitória, e ainda teve cinco derrotas e seis empates.
Próximos jogos
O Galo volta a campo, pelo Campeonato Brasileiro, na quarta-feira (13). Mais uma vez em casa, o clube mineiro encara o Santos, pela rodada 26.
O Ceará, por sua vez, tem compromisso na quinta (14) e novamente fora de casa. No Morumbi, o Vozão encara o São Paulo.
Ficha técnica
GOLS: Atlético-MG: Hulk (32′ 1ºT e 45’+10 1ºT) e Diego Costa (41′ 2ºT); Ceará: Gabriel Lacerda (48′ 2ºT)
ATLÉTICO-MG: Éverson; Guga, Nathan Silva, Réver e Dodô; Allan e Jair (Eduardo Sasha); Dylan Borrero (Diego Costa), Keno (Nacho Fernández) e Zaracho (Calebe); Hulk (Tchê Tchê). Técnico: Cuca.
CEARÁ: Richard; Igor, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Geovane (Gabriel Lacerda) e Fernando Sobral; Airton (Rick), Lima (Pedro Naressi) e Vina (Gabriel Salntos); Cléber (Mendoza). Técnico: Tiago Nunes. (ESPN)