No penúltimo compromisso antes da Copa do Mundo do Catar, a seleção brasileira não teve problemas para vencer Gana nesta sexta-feira, em amistoso disputado em Le Havre, na França. Os comandados de Tite resolveram no primeiro tempo e fizeram 3 a 0 sem sustos. Marquinhos abriu o placar, e Richarlison, após assistências de Neymar, marcou os outros dois.
O próximo compromisso do Brasil – que no Catar enfrentará Sérvia, Suíça e Camarões no Grupo G – é na terça-feira, também em Le Havre, contra a Tunísia, outra seleção africana que estará na Copa do Mundo – ao lado de França, Dinamarca e Austrália no Grupo D. Gana está no H, que também conta com Portugal, Uruguai e Coreia do Sul.
A atuação da equipe canarinho foi boa, especialmente no 1º tempo, e animou os torcedores brasileiros às vésperas do Mundial.
O “quinteto mágico” escalado pelo técnico Tite funcionou muito bem, com Neymar e Lucas Paquetá construindo bem no meio-campo e Vinicius Jr., Raphinha e Richarlison infernizando a defesa rival.
Além disso, o zagueiro Éder Militão, que atuou como lateral-direito, teve atuação bastante segura, mostrando que pode ser alternativa na ala durante o Mundial.
O Brasil abriu o placar logo no comecinho, com mais um gol de cabeça do zagueiro Marquinhos.
O time era totalmente dono do jogo, perdendo chance atrás de chance de ampliar e envolvendo facilmente a defesa ganesa, especialmente com Raphinha e Vini Jr.
Coube a Richarlison, porém, ampliar aos 28: ele recebeu assistência perfeita de Neymar e bateu de primeira, no cantinho, fazendo um belo gol.
O “Pombo” também apareceu bem na área aos 40, cabeceando forte o cruzamento de Neymar e estufando as redes do goleiro Wallacot.
No 2º tempo, Tite fez diversas mudanças e deu chance a nomes como Bremer, Fabinho, Antony, Everton Ribeiro, Rodrygo e Matheus Cunha.
O ritmo brasileiro não foi o mesmo, mas a seleção quase ampliou em jogada de Neymar, aos 35, na qual ele passou por três zagueiros e bateu para boa defesa.
Depois, aos 41, Rodrygo bateu, Wallacot espalmou para o meio da área e Matheus Cunha quase fez no rebote, mas a zaga salvou em cima da linha.
Com isso, o placar ficou mesmo em 3 a 0 até o apito final, com a atuação canarinho arrancando aplausos da torcida.
Agora, a seleção volta a campo na terça-feira (27), contra a Tunísia, no último amistoso antes de Tite fechar a lista para o Qatar.
O cara: Richarlison
O “Pombo” jogou como legítimo camisa 9 e não decepcionou nesta sexta-feira.
Aos 28, ele recebeu excelente passe de Neymar e bateu de primeira, no cantinho, para fazer um bonito gol. Depois, aos 40, o matador apareceu bem de cabeça na área e testou firme para anotar seu doblete.
Richarlison também ajudou muito na marcação, pressionando sempre a saída de bola de Gana.
Tite terá que quebrar a cabeça para escalar seu ataque na Copa, já que há várias opções boas!
Foi mal: Time inteiro de Gana
O Brasil jogou muito bem, especialmente no 1º tempo, mas deve-se ressaltar que a atuação de Gana foi digna de pena.
Além disso, os africanos abusaram dos lances ríspidos, com Neymar e Vinicius Jr. apanhando bastante durante o jogo.
No ataque, os ganeses foram praticamente nulos, e o goleiro Alisson só assistiu ao jogo.
Próximos jogos
O Brasil volta a campo na próxima terça-feira (27), às 15h30 (de Brasília), em amistoso contra a Tunísia.
Já Gana atua na segunda-feira (26), contra a Nicarágua, em amistoso com horário ainda a ser definido.
Ficha técnica
Brasil 3 x 0 Gana
GOLS: Brasil: Marquinhos [9′] e Richarlison [28′ e 40′]
BRASIL: Alisson; Militão, Marquinhos, Thiago Silva (Bremer) e Alex Telles; Casemiro (Fabinho), Lucas Paquetá (Everton Ribeiro) e Neymar; Vinicius Jr. (Antony), Raphinha (Rodrygo) e Richarlison (Matheus Cunha) Técnico: Tite
GANA: Wallacot; Odoi (Lamptey), Djiku, Amartey e Baba Rahman (Owusu); Partey, Kudus (Kyereh), Andre Ayew, Sulemana (Iñaki Williams) e Afena-Gyan (Salisu); Jordan Ayew (Semenyo) Técnico: Otto Addo (ESPN)