O Bahia venceu o Cruzeiro por 2 a 0, na noite desta sexta-feira (8), no jogo de estreia das equipes na Série B do Campeonato Brasileiro. E os baianos tiveram um herói: Victor Jacaré. O atacante de 22 anos entrou aos dez minutos do segundo tempo, quando o duelo estava 0 a 0. No minuto seguinte, aproveitou um cruzamento de Davó (que também entrara pouco antes) e voou de carrinho para fazer 1 a 0. Depois, aos 28, recebeu pela esquerda e deu o bote final: um chute cruzado de fora da área para fazer o seu segundo gol.
O Bahia, com três pontos e na ponta da Segundona, voltará a campo na sexta-feira (15/4) visitando o Náutico. Já o Cruzeiro jogará nesta terça-feira (12/4), encarando o Brusque, que estreou nesta sexta-feira com vitória em casa sobre o Guarani.
Primeiro tempo
Etapa bastante disputada, com os times criando oportunidades claras de gol, o que fez o placar da etapa inicial, que terminou 0 a 0, ser bastante injusto. O Cruzeiro teve duas chances em falhas gritantes da defesa do Bahia. Aos 14, Borel tentou atravessar a área num passe que foi interceptado por Waguininho que chutou em cima do goleiro Danilo. Nos acréscimos, Pedro Castro recebeu desmarcado, quase na marca do pênalti, e chutou por cima.
O Bahia quase marcou com Daniel, mas o zagueiro Lucas Oliveira o bloqueou. O time baiano jogou muito pela esquerda, nas costas do lateral Rômulo, e em pelo menos três cruzamentos seus atacantes chegaram atrasados nos lances.
Segundo tempo
Os 45 minutos finais começaram mais truncados. Mas uma situação mudou o jogo. Aos dez minutos, Rodallega, principal jogador do Bahia, saiu machucado. O técnico do Bahia também aproveitou para tirar Raí Nascimento. Entraram Davó e Victor Jacaré. No minuto seguinte, Davó recebeu e cruzou para Jacaré fazer Bahia 1 a 0.
Atrás do placar, o treinador cruzeirense Pezzolano entrou com Vitor Roque para dar maior volume ofensivo ao time e buscar o empate. Daniel Júnior perdeu grande chance da Raposa, mas quem marcou foi o Bahia. Aos 28, Jacaré recebeu pela direita e partiu do meio de campo até a entrada da área, chutando cruzado. A bola morreu no cantinho. Mas foi fraca. Deu a sensação de que dava para o goleiro Rafael Cabral defender. No fim o Cruzeiro ficou com dez. Wagner Leonardo, que entrou na etapa final, fez falta em Davó e foi expulso.
BAHIA 2 x 0 CRUZEIRO
1ª rodada da Série B do Brasileiro
Data: 8/4/2022
Local: Fonte Nova, Salvador (BA)
Público: 15.214
Renda: R$ 284.379,00
BAHIA: Danilo Fernandes; Douglas Borel (Jonathan, aos 21′ do 2ºT) , Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Rezende, Patrick de Lucca (Emerson Santos, aos 21′ do 2ºT) e Daniel; Raí (Victor Jacaré, aos 10′ do 2ºT), Marco Antônio (Ronaldo, aos 26′ do 2ºT) e Rodallega (Davó, aos 10′ do 2ºT). Técnico: Guto Ferreira.
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Rômulo, Lucas Oliveira (Wagner Leonardo, aos 24′ do 2ºT), Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Pedro Castro (Adriano, aos 24′ do 2ºT) e Fernando Canesin; Waguininho (Daniel Júnior, aos 10′ do 2ºT), Vitor Leque (Vitor Roque, aos 10′ do 2ºT) e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.
Gols: Victor Jacaré, aos 11′ do 2ºT (1-0). Victor Jacaré, aos 28′ do 2ºT (2-0)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC).
Assistentes: Éder Alexandre (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC).
VAR: Héber Roberto Lopes (SC).
Cartões amarelos: Patrick de Lucca (BAH)Rafael Santos, Eduardo Brock, Paulo Pezzolano (CRU)
Cartão Vermelho: Wagner Leonardo (CRU, aos 45′ do 2ºT)
Próximos jogos
O Bahia volta a campo na próxima sexta-feira, quando visita o Náutico, pela 2ª rodada da Série B. A partida está marcada para as 21h30 (de Brasília), no estádio dos Aflitos. Antes disso, na terça, o Cruzeiro recebe o Brusque no Mineirão, também às 21h30. (Jogada 10)