Em uma partida de baixo nível técnico, muitas faltas e uma arbitragem confusa, o Fluminense surpreendeu nos minutos finais da partida e Germán Cano aproveitou dois erros da defesa rubro-negra para confirmar a vitória por 2 a 0 no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. Como aconteceu nos últimos clássicos, a partida desta quarta-feira (30), no Maracanã, foi muito disputada e com nervos à flor da pele, o que prejudicou o nível técnico do confronto.

Jogadores de Flamengo e Fluminense em disputa de bola pela final do Campeonato Carioca – Gilvan de Souza/Flamengo

Com o triunfo, o Fluminense está mais próximo de conquistar o título do Campeonato Carioca depois de dez anos. O Rubro-Negro, por sua vez, terá que vencer o confronto de volta por pelo menos dois gols de diferença para ao menos levar a decisão para os pênaltis e seguir em busca de um tetracampeonato inédito. As equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado (2/4), às 18h, novamente no Maracanã.

O Flamengo buscou aproveitar o incentivo do seu torcedor para pressionar o Flu desde os minutos iniciais. Entretanto, o excesso de faltas duras e cartões prejudicou o nível técnico na primeira etapa. O Flamengo foi quem mais teve a posse de bola, porém só conseguiu assustar o Flu em jogadas de bolas aéreas. Na melhor oportunidade, David Luiz cabeceou para boa defesa de Fábio, aos 33 minutos. O Fluminense, por sua vez, se preocupou em defender e só conseguiu assustar aos 45 minutos, quando Willian Bigode teve um gol anulado por posição de impedimento.

Na volta do intervalo, o Fluminense buscou sair mais para o jogo e pressionou em busca da vitória. Em seguida, o Flamengo conseguiu equilibrar a partida e retomou o controle da posse de bola. Depois de algumas alterações na equipe, o Flamengo conseguiu ser mais incisivo no ataque, e na primeira participação de Pedro, Fábio precisou fazer uma grande defesa para evitar o primeiro gol do jogo. O Flamengo conseguiu dominar a partida no decorrer da segunda etapa e pressionou em busca da vitória.

Entretanto, a entrada de Léo Pereira foi decisiva para o clássico. Em sua primeira participação, o zagueiro rubro-negro perdeu a bola na intermediária e Cano abriu o placar aos 37. Apenas dois minutos depois, a estrela do argentino voltou a brilhar e o atacante confirmou a vitória tricolor depois de outra falha no sistema defensivo do Flamengo.

FLAMENGO 0 x 2 FLUMINENSE

Final do Campeonato Carioca – 1ºjogo
Data e horário: 30/03/2022, quarta-feira, às 21h40
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Flamengo: Hugo Souza; Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís; Matheuzinho, João Gomes, Willian Arão e Everton Ribeiro (Arrascaeta, aos 12′ do 2t); Vitinho (Bruno Henrique, aos 40′ do 1t), Marinho (Pedro, aos 12′ do 2t) e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa.
Fluminense: Fábio, Calegari, Manoel, Felipe Melo (Luccas Claro, aos 23′ do 2t), David Braz e Cristiano; André, Yago Felipe e Ganso (Martinelli, aos 19′ do 2t); Cano e Willian (Arias, aos 19′ do 2t). Técnico: Abel Braga.
Gols: Cano, aos 37′ do 2t (0-1); Cano, aos 39′ do 2t (0-2)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Thiago Rosa de Oliveira Esposito
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Cartões amarelos: Marinho, Vitinho, João Gomes, Everton Ribeiro, David Luiz (FLA); Felipe Melo, Cristiano, Ganso, Arias, Martinelli (FLU)