O Cuiabá se prepara para um de seus compromissos mais difíceis no Campeonato Brasileiro 2021. A equipe embarcou com a missão de enfrentar o Flamengo que terá o retorno de jogadores que estavam servindo a duas seleções, Gabigol, Isla e Éverton Ribeiro. A partida está marcada para este domingo, às 19h30 (de MT), no Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Titular absoluto da equipe no Brasileirão, João Lucas cumpre suspensão, mas mesmo se tivesse condições de jogo, não poderia atuar por questão contratual, já que pertence ao time carioca. O reserva imediato é Lucas Ramon, mas Jorginho não garantiu sua presença e sinalizou que pode fazer testes – neste caso, com três zagueiros.

O técnico Jorginho afirmou que ‘vai haver uma mudança. Sai o João Lucas, e a gente vai ver o que vamos fazer, principalmente como entraremos, qual sistema vamos usar’.

O técnico Jorginho no momento do embarque para o Rio, nesta sexta-feira

Este cenário indica a entrada de Marllon como titular, formando trio de zaga com Alan Empereur e Paulão. Com isso, as possibilidades para o esquema inicial devem variar entre o 3-5-2 e o 3-4-3 (veja as ilustrações abaixo). Caso Lucas Ramon comece a partida, o 4-3-3 deve ser mantido.

Lucas Ramon foi titular em quatro partidas no Brasileirão, mas acabou substituído em todas elas, inclusive contra o próprio Flamengo, no confronto do primeiro turno. Na derrota por 2 a 0 na Arena Pantanal, pela oitava rodada, o lateral-direito foi sacado no intervalo e deu lugar ao volante Camilo, que atuou improvisado na função.

Além disso, a intensão de Jorginho em utilizar a formação mais defensiva sugere a tentativa de segurar o melhor ataque do Brasileirão: o Flamengo tem 46 gols marcados na competição.

O Cuiabá já teve esquema com três zagueiros durante o Brasileirão, mas sempre no decorrer das partidas. Se a trinca defensiva for confirmada no domingo, será a primeira vez que o time inicia um jogo deste maneira em toda a temporada.

Veja as possibilidades:

3-5-2

Cuiabá formação 3-5-2 — Foto: ge

Cuiabá formação 3-5-2 — Foto: ge

3-4-3

 

Cuiabá formação 3-4-3 — Foto: ge

Cuiabá formação 3-4-3 — Foto: ge

4-3-3

 

Cuiabá formação 4-3-3 — Foto: ge

Cuiabá formação 4-3-3 — Foto: ge

Três desfalques no Dourado
O Cuiabá tem três desfalques confirmados para o duelo contra o Flamengo, neste domingo, às 19h30 (de MT), no Maracanã. O lateral-direito João Lucas e os meias Max e Yesus Cabrera não estão à disposição do técnico Jorginho para o duelo válido pela 27ª rodada do Brasileirão.
Treino do Cuiabá — Foto: AssCom Dourado

Treino do Cuiabá — Foto: AssCom Dourado

João Lucas e Max pertencem ao Rubro-Negro e não podem atuar por questões contratuais. No caso do defensor, o motivo do desfalque é “duplo”, já que ele recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Sport e cumpre suspensão.

Já Cabrera sentiu incômodo na coxa direita na reta final do duelo contra os pernambucanos e terminou a partida no sacrifício, pois não haviam substituições disponíveis. O clube informou que o meia colombiano não embarca com a delegação para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira e realizará exames para detectar o grau da lesão.

Lucas Ramon é o substituto natural na lateral-direita, mas Jorginho pode optar por um esquema com três zagueiros. Neste caso, Marllon seria titular. Na vaga de Max, Felipe Marques e Jonathan Cafú, que retorna de suspensão, surgem como opções. O centroavante Elton fez o gol do triunfo na quinta-feira e pode ganhar chance como titular.

A provável escalação do Cuiabá contra o Flamengo tem: Walter; Lucas Ramon (Marllon); Paulão, Alan Empereur e Uendel; Auremir, Pepê e Camilo; Clayson, Felipe Marques (Jonathan Cafú) e Jenison (Elton).

O elenco do Cuiabá se reapresentou aos treinamentos na manhã desta sexta-feira, no CT do Dourado, e embarcou à tarde rumo ao Rio de Janeiro. A preparação para o jogo contra o Flamengo será encerrada no sábado, com treinamento no CT do Fluminense.

Auremir confia no time do Cuiabá

O Cuiabá enfrenta somente o líder e vice-líder do Brasileirão nas próximas duas rodadas. Neste domingo pega o Flamengo no Maracanã e depois o Atlético-MG. Auremir destacou esses próximos dois jogos e alertou para a forma da equipe jogar. Ele sugere cuidado, mas confia em bons resultados.

– Não tem como jogar de peito aberto contra Flamengo e Atlético-MG. São equipes de muita qualidade, que fazem um investimento muito grande, estão disputando o título do campeonato e merecem todo nosso respeito. Mas nós temos nossa capacidade para conseguir um resultado positivo. Vai exigir muito de nós, muita concentração e muita dedicação na marcação. É fundamental ser efetivo quando tiver oportunidades – afirmou Auremir.

Auremir atuou durante os 90 minutos na vitória contra o Sport — Foto: Gil Gomes/AGIF

Auremir atuou durante os 90 minutos na vitória contra o Sport — Foto: Gil Gomes/AGIF

Auremir está no Cuiabá há duas temporadas e não tinha trabalhado com o Jorginho. O jogador ressaltou que o treinador observou as suas qualidades no contato pessoal. “Às vezes você recebe informações de terceiros, mas após ele [Jorginho] trabalhar comigo no dia a dia, de ver as minhas participações nos jogos, ele tem me elogiado e fico feliz de estar contribuindo e respondendo em campo com aquilo que eu tenho de melhor”, afirma.