O meia D’Alessandro, do Inter, realizou nesta quarta-feira o último processo para dizer que já é cidadão brasileiro. Em sua conta no Instagram, o argentino de 41 anos publicou imagens durante a confecção da carteira de identidade nacional e o juramento à bandeira.
– Dia de fazer identidade e jurar à bandeira nacional. Muito feliz e orgulhoso por ter completado esse processo e de ser oficialmente cidadão brasileiro. Pátria amada Brasil! – escreveu o meio-campista na rede social.
D’Ale deu entrada nos primeiros documentos para obter a cidadania brasileira no final de 2017. Desde então, o processo seguiu seu curso natural, em ritmo vagaroso devido à complexidade dos procedimentos que envolvem governos e embaixadas dos dois países.
O jogador já havia recebido o aval da Secretária Nacional de Justiça em setembro de 2020. Porém, ainda restavam os últimos procedimentos, como a confecção da carteira de identidade brasileira e o certificado de dispensa militar.
A relação construída desde que chegou a Porto Alegre, em 2008, para vestir a camisa colorada fez D’Alessandro cada vez mais “brasileiro”. O maior exemplo disso é Gonzalo, seu terceiro filho, que nasceu na capital gaúcha por escolha do atleta e da esposa Erika.
Os dois filhos mais velhos, Martina e Santino, nasceram na Inglaterra e na Argentina, respectivamente. Mas também fincaram raízes. Ambos falam português fluentemente.
D’Ale retornou ao Inter após uma temporada no Nacional-URU para realizar os últimos jogos da carreira. Como ele deixou o clube durante a pandemia do coronavírus, optou por um contrato de quatro meses em 2022 para conseguir se despedir da torcida, o que não foi possível em 2020. (GE)