O atual campeão da Libertadores recebeu afagos nesta segunda-feira na Argentina. E dos dois lados opostos de Buenos Aires. No dia em que completa um ano da conquista de 2019, em Lima, o Flamengo se preparou para encarar o Racing, terça-feira, pelas oitavas de final, com direito a boas-vindas do Boca Juniors e reconhecimento de um torcedor do River Plate.

Tudo bem que Valter Villanueva é brasileiro, flamenguista e não é daqueles mais fanáticos pelos Milionários, mas foi o River o clube que adotou em 11 anos morando na capital argentina. Na porta do hotel da delegação rubro-negra, ele ostentava a camisa vermelha e branca e buscava por autógrafo do carrasco de um ano atrás: Gabigol. No fim, se contentou com Bruno Henrique.

– Flamengo e River são duas paixões. Estou dividido, mas o Flamengo vem em primeiro lugar. Vim em 2009 para Argentina e já são dez anos de paixão pelo River. Faltou a assinatura do Gabigol, mas o Bruno Henrique é um baita cara. Temos que passar pelo Racing, que é difícil, e depois tem o Boca. Aí, é melhor para mim (risos) – disse o brasileiro que já carrega um sotaque portenho.

A vigília em frente à concentração do Flamengo é constante e alguns jogadores aproveitam o caminho para o ônibus para atender pedidos de fotos e autógrafos. Nesta segunda, além de Bruno Henrique, Filipe Luís e Rogério Ceni também retribuíram o carinho.

Na parte da tarde, o Flamengo fez o último treinamento visando a partida com o Racing na Casa Amarela, um dos centros de treinamento do Boca Juniors, em complexo ao lado da Bombonera. Antes da atividade, dirigentes xeneizes fizeram questão de presentear Gabigol com uma camisa número 10, de Carlitos Tévez.

Brasileiro mora na Argentina há 11 anos e torce para River e Flamengo — Foto: Raphael Sibilla / ge

Brasileiro mora na Argentina há 11 anos e torce para River e Flamengo — Foto: Raphael Sibilla / ge

O treinamento foi fechado para imprensa. Com 25 jogadores à disposição, as dúvidas estão nas presenças de Filipe Luís e Gabigol de início ou não contra o Racing. Ambos estão de volta após lesão. Com isso, o Flamengo inicia as oitavas de final com Diego Alves, Isla, Thuler, Léo Pereira e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Gérson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol (Vitinho).

Flamengo e Racing se enfrentam no Cilindro de Avellaneda na terça-feira, às 21h30 (de Brasília), pela partida de ida das oitavas. A volta está marcada para uma semana depois, no Maracanã. Quem avançar terá pela frente Inter ou Boca. (Globo Esporte)