O Cuiabá tem campanha invejável nas últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. Com quatro vitórias e um empate, o Dourado se iguala em aproveitamento ao líder Botafogo neste recorte.
A sequência invicta começou com a vitória sobre o Santos por 3 a 0 na Arena Pantanal. Depois empatou com o Bahia em 1 a 1, também em casa, e emplacou três vitórias seguidas contra Fortaleza (1 a 0 no Castelão), São Paulo (2 a 1 na Arena Pantanal) e Internacional (2 a 1 no Beira-Rio).
O time mato-grossense fez uma trinca vitoriosa de forma inédita na Série A e já tem seu melhor primeiro turno desde o acesso com duas rodadas de antecedência – 25 pontos conquistados em 17 jogos.
O aproveitamento nestas cinco rodadas é de 86,6% da pontuação em disputa. O Cuiabá é o nono colocado, a três pontos do Bragantino, último time do G6, e a cinco do Grêmio, quarto colocado e que fecha a zona de classificação direta à fase de grupos da Libertadores.
De acordo com levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de vaga para a principal competição continental é de 30,5% atualmente. Já a probabilidade de rebaixamento gira em torno de apenas 2,4%.
O Cuiabá jamais disputou a Libertadores e acumula duas participações na Copa Sul-Americana, a última delas em 2022, quando parou na fase de grupos.
O Dourado volta a campo no próximo domingo, contra o Flamengo, às 19h (de MT), na Arena Pantanal, pela 18ª rodada do Brasileirão. Encerra o primeiro turno contra o Athletico, dia 15 de agosto, terça-feira, na Ligga Arena. (GE)