Entre diversas denúncias que têm chegado às mesas dos procurados eleitorais (MPE) sobre possíveis compra de votos, abuso do poder econômico entre outras ilegalidades nas eleições 2020, investigações começam a entrar em curso para apurar a eventualidade da atuação de uma “quadrilha digital” instalada no município de Barão de Melgaço.

Sob a orientação do marqueteiro Jonathan Nunes, um grupo de assessores de campanha da candidata Margareth Gonçalves (PSDB) para atacar nas redes os adversários do DEM, lideranças e também o prefeito Elvis Queiroz, candidato à reeleição. As ofensas, injúrias e fake News estão sendo postadas a toa hora nas plataformas do facebook, instagram e whatsapp, principalmente.

Segundo as denúncias, o marqueteiro, que é também conselheiro tutelar no munícipio, estaria utilizando perfis falsos e o seu próprio. Os ataques são venenosos e considerados criminosos. A justiça eleitoral já tomou conhecimento do fato, informam assessores. Um apoiador do atual prefeito Elvio, conhecido como Antônio Calos da Silva, também, registrou um boletim de ocorrência na polícia, após receber várias mensagens do tipo fake News.

A suspeita recai, principalmente, porque em todas as mensagens enviadas via robô, nos variados perfis e no perfil do mesmo marqueteiro, as mensagens trazem um erro de gramática, o verbo fazer é escrito com ‘s’, ou seja fazer por fazer.  “É muita coincidência”, relatou ele aos policiais.

 

Conforme já se apurou na cidade, o marqueteiros Jonathan Nunes ainda teria dito ao filho do vereador Mané Moura, através de uma conversa por whatsapp, que estava trabalhando para desconstruir a imagem do prefeito e adversários, crimes previstos na lei eleitoral e Código Penal, que prevê pena de até um ano de reclusão e multas. “Recomendamos às pessoas e bem que não compartilhem as mensagens falsas e as calúnias”, diz um assessor da campanha do DEM.

O MUNICÍPIO DE BARÃO DE MELGAÇO E A COMUNIDADE DA VILA RECREIO

A Comunidade da Vila Recreio em Barão de Melgaço agora já pode contar com a construção da tão sonhada praça comunitária. O juiz da Comarca de Santo Antônio do Leverger, Dr. Alexandre Paulichi Chiovitti, em decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico de 27/10, revogou a decisão anterior onde suspendia a ordem de imissão na posse do bem imóvel, suspensão está baseada nas alegações da contestação da proprietária da área, Roseany Rogéria de Araujo Silva, esposa do Vereador e candidato a reeleição Francisco Odenilson da Silva, que alegou que a área possui um valor superior a R$ 300 mil reais. Porém, a procuradoria do município ingressou com Recurso e manifestou-se nos autos do processo requerendo juízo de reapreciação do feito, destacando as determinações legais, amparados na Lei de Desapropriação e cobrando do judiciário o respeito ao princípio da Supremacia do Interesse Público. Além disso, o Município destacou nos autos do processo a necessidade que a Comunidade de Vila Recreio em ter um espaço de lazer, onde as famílias possam se reunir e realizar seus eventos. O judiciário nomeou perito no processo que recebeu determinações para início aos trabalhos de pesquisa para efeito de avaliar a área e informar o juízo.

(Com Assessoria)