Mais do que o título este ano, Mato Grosso levantou a hegemonia da Copa Verde, competição promovida pela CBF para definir um representante da região Norte e Centro-Oeste, além do Espírito Santo, para as oitavas de final da Copa do Brasil. Ao vencer o Paysandu, nos pênaltis – após vitória de 1 a 0 no tempo normal -, o Cuiabá estabeleceu o terceiro título do torneio para o Estado e ultrapassou o Pará, com quem dividia o domínio. Até então, Mato Grosso e Pará tinham dois títulos cada.
Foi o bicampeonato do Dourado que conquistou seu primeiro título na Copa Verde em 2015, quando derrotou o Remo (PA) na grande final. Na partida de ida, o Cuiabá perdeu por 4 a 1 e foi campeão na Arena Pantanal, quando venceu por 5 a 1 em um jogo épico. Na ocasião, o Dourado foi contemplado com uma vaga para a Copa Sul-Americana (2016), onde foi eliminado pela Chapecoense, no ano do fatídico acidente aéreo do time catarinense.
Confira os campeões da Copa Verde
Veja todos os resultados da Copa Verde 2019
A Copa Verde
A Copa Verde de Futebol é uma competição regional brasileira disputada desde 2014, entre equipes da Região Norte e Centro-Oeste, mais o Espírito Santo. Nas duas primeiras edições, o campeão do torneio ganhou uma vaga na Copa Sul-Americana do ano seguinte. Atualmente, a competição assegura uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Organizada pela CBF, o torneio tem formato similar ao da Copa do Brasil, com partidas de ida e volta, em mata-mata, utilizando oito datas do calendário oficial do futebol brasileiro entre janeiro a fevereiro.
O torneio nasceu a partir da proposta de se fazer uma competição regional, como a Copa do Nordeste, para clubes da Região Norte – por isso o nome do torneio faz alusão à Floresta Amazônica. Logo, foi decidido ampliar o torneio para clubes do Centro-Oeste e do Espírito Santo (que participava da antiga Copa Centro-Oeste).
Em 2016 foram incluídos os clubes do estado de Goiás, que não participavam até essa edição. Com dois clubes a mais, a CBF criou uma fase preliminar às oitavas de final. Outra mudança também foi a inclusão de clubes através do Ranking da CBF. No ano seguinte, os times goianos ficaram de fora novamente, alegando falta de calendário para disputar o torneio. O formato da edição anterior, porém, foi mantido.
Jefinho, entre os artilheiros da temporada
Contratado para sequência na Série B do Campeonato Brasileiro e para disputa da Copa Verde, o atacante do Cuiabá Jefinho celebrou a conquista do Dourado e comentou sobre a ótima fase em que vive na atual temporada, onde o mesmo está no Top 4 dos artilheiros do futebol brasileiro, Jefinho marcou 24 gols em 2019 (a maioria quando estava no futebol do Rio Grande do Norte), estando atrás apenas de Gabigol, Bruno Henrique e Gilberto.
“Estou muito feliz pela conquista da Copa Verde, nosso time merecia pois dedicamos ao máximo nesta competição assim como na Série B, acredito que um dos objetivos do clube foi alcançado, esse título vai para o nosso torcedor que sempre nos apoiou”, comentou o centroavante.
“Vivo uma temporada mágica na carreira. Pude desempenhar bons jogos no primeiro semestre e agora no Cuiabá estou dando sequência a esse trabalho. Em relação em estar entre os quatro maiores artilheiros na temporada do futebol brasileiro, é motivo de dever cumprido, trabalho com muita determinação para ocupar meu espaço e ajudar minha equipe dentro de campo”, finalizou.