O candidato a prefeito Lúdio Cabral recebeu apoio de servidores da educação, pais, alunos e pesquisadores em encontro no qual reforçou seu compromisso com o ensino público de qualidade em Cuiabá, na Roda da Educação. Com respaldo do Ministério da Educação e um dos melhores projetos para o setor do Brasil, segundo especialista da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Cara, Lúdio vai assegurar vagas em creches, investimentos na pré-escola e no ensino fundamental e cursinhos pré-vestibular e pré-Enem. Para tanto, garantirá também condições de trabalho aos profissionais da educação e o respeito aos seus direitos.

Lúdio vai assegurar educação pública de qualidade desde a primeira infância, ampliando, já em 2025, o número de vagas em creches por meio de parcerias com igrejas e entidades sociais. Com apoio do Ministério da Educação, já assegurado pelo ministro Camilo Santana, haverá também investimentos na pré-escola e no ensino fundamental. “É nosso dever cuidar das crianças e da juventude. É nosso dever da conta de materializar uma educação inclusiva de verdade para as crianças com deficiência, para todos aqueles que precisam ter um acompanhamento especial”, disse.

Na Roda da Educação realizada na quinta-feira (24), Lúdio reforçou que também cuidará de quem cuida dessas crianças e jovens, valorizando os profissionais e garantindo condições dignas de trabalho em todas as escolas de Cuiabá. Além disso, no ano que vem Lúdio realizará concurso público para o setor e retomará a eleição dos diretores e de coordenadores nas escolas municipais. “O governo que vamos realizar é um governo de todos para todos, portanto um governo democrático. E se a gente vai realizar um governo democrático, é nosso dever retomar a gestão democrática nas escolas de Cuiabá”, explicou.

Candidata a vice-prefeita, Rafaela Fávaro também destacou que o respeito aos direitos dos profissionais é crucial para que as escolas possam, de fato, transformar a vida das crianças de Cuiabá. “O que queremos nas nossas escolas é merenda de qualidade, professores qualificados e crianças bem cuidadas e bem-educadas. E isso só acontece por conta dos profissionais. Além de uma boa gestão, de boa vontade política e de uma ligação com o Ministério da Educação para desenvolver a parte estrutural das escolas, nós precisamos de profissionais qualificados, dedicados com vontade de fazer mais.”

A professora Rosa Neide, que é diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), acrescentou que a educação também se faz pelo exemplo. “Nós, professores e professoras, profissionais da educação, educamos pelo exemplo. Como é que um mau exemplo pode se colocar à disposição da nossa cidade? Nós queremos que nossas crianças, adolescentes e jovens vejam o prefeito, a vice-prefeita e os vereadores como referências. E muitos políticos de Cuiabá criam um separatismo. Mas o que Lúdio e Rafaela querem é o convívio saudável com quem pensa diferente de nós.”

As propostas da coligação “Coragem e Força pra Mudar” incluem ainda a oferta de cursinhos comunitários municipais pré-vestibulares e pré-Enem, questão reafirmada recentemente com a assinatura de uma carta compromisso entregue pelo Grupo Estudantil pela Prática Docente (GEPE/Mais História). Em setembro, Lúdio e Rafaela também foram os únicos candidatos de Cuiabá a assinarem a carta compromisso da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a maior rede em defesa do setor no Brasil e uma das maiores do mundo.

Referência nacional

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Cara apontou que Lúdio tem um dos melhores programas de educação do Brasil. Ao analisar o plano de governo participativo do candidato, ele avaliou que o modelo apresentado reúne o que há de mais avançado para o setor no mundo, contemplando uma educação inclusiva, democrática e conectada à comunidade. Exemplo disso é que Lúdio fortalecerá o controle social e a participação dos conselhos municipais, dos pais e da comunidade nas decisões mais importantes da escola, como a escolha dos diretores.

“Cuiabá tem um dos programas mais avançados do Brasil. O que existe de mais avançado na área de educação no mundo, não só no Brasil, não só em Cuiabá, mostra que a escola tem que ser integrada à comunidade e corresponder aquilo que a comunidade demanda. A escola tem que ser um organismo que realize o direito à educação em parceria com os pais, os estudantes e com os profissionais da educação”, afirmou Daniel, que é doutor em Educação. “Lúdio se comprometeu em garantir o direito de educação para todas e para todos, sem deixar ninguém para trás”, acrescentou.

O candidato também vai aumentar os repasses às unidades, ampliar a rede integral de ensino e a oferta de vagas. Segundo o especialista, somada às outras propostas, esta é garantia aos pais e mães de que seus filhos serão capazes de melhorar o presente e construir um bom futuro. “Se vocês querem uma educação pautada na ciência, que vai fazer com que seus filhos tenham futuro, que possam construir suas famílias, que tenham condições de comprar uma casa e de construir um projeto de vida, a candidatura do Lúdio é a que entrega esse tipo de projeto”, afirmou.

Por outro lado, o distanciamento destes princípios impede que a capital supere desafios históricos. “Hoje a qualidade da educação está muito aquém do potencial do município. O século 21 é o século da educação e do conhecimento, mas, por incrível que pareça, muitos vão contra o que o século demanda”, avaliou. Além disso, para Daniel Cara, a capital não pode ficar para trás no setor. “Cuiabá tem que eleger pessoas comprometidas, que os olhos brilham quando falam de educação e eu vejo isso no Lúdio e na Rafaela. Cuiabá, tem um programa que é protagonista e que merece ser eleito no dia 27”, concluiu.

Lúdio é candidato pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), o PSD e a Federação PSOL-REDE.